Professores se reúnem para colocar direitos LGBT em pauta nas salas de aula

Ariane Meirelles é mestre em Políticas Sociais e integrante da ONG Santa Sapataria

Ariane Meirelles é mestre em Políticas Sociais e integrante da ONG Santa Sapataria. Foto: Divulgação



Educadores da rede municipal de ensino vão se encontrar para debater formas de incluir as discussões de gênero e diversidade sexual no conteúdo pedagógico. Com o tema “Gênero no cotidiano escolar”, o encontro acontece nesta quarta-feira (16) a partir das 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari. A realização é da Seme, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade Sexual.

Quem irá ministrar a palestra será a mestre em Políticas Sociais e integrante da ONG Santa Sapataria, Ariane Meirelles. Trabalhando há dez anos nas escolas, Ariane pesquisou e constatou a dificuldade dos professores de abordarem a temática LGBT dentro de sala de aula. “Existe dentro da sociedade a imposição dos valores heteronormativos para tudo, ou seja, considera-se que só são ‘normais’ as relações heterossexuais. Um exemplo disso é como a sexualidade é ensinada dentro da escola, apenas do ponto de vista reprodutivo, entre um homem e uma mulher, como se qualquer outra forma de relacionamento não fosse natural. Caso um professor tente levantar essa questão de uma outra forma, ele corre o risco de sofrer ataques homofóbicos, seja por parte dos alunos ou até pelos próprios colegas de profissão”, explica.

Além dela, comparece ao evento a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Fabrícia Novaretti, que abordará as perspectivas dos desarranjos familiares na discussão da sexualidade. Outra presença confirmada é a do ex secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Eliezer Tavares, abordando a forma adotada pelo poder público no assunto.

A ação faz parte da política municipal de Formação Continuada, levando sempre mais informação e conhecimento para os servidores envolvidos com a educação. Nas reuniões do programa são realizadas palestras e debates, permitindo a troca de experiências entre os educadores. Os encontros acontecem tanto por área de ensino (entre as disciplinas de Geografia, História, Português, etc ) como por função (para professores, diretores e pedagogos). Os temas são variados, mas giram principalmente em torno de três eixos: étnico-racial, diversidade sexual e educação ambiental.

Serviço: palestra “Gênero no cotidiano escolar”.
Quando: quarta (16), às 18h.
Onde: auditório Antário Filho, sede da Secretaria de Educação, Rua da Laje, 13, Itaquari.
Informações: 3346-6451.