Cariacica tem 46 famílias desalojadas pela chuva
Por Marketing, postado em 27/11/2013
O município contabiliza 46 famílias desalojadas em consequência das chuvas registradas na segunda (25) e terça-feira (26). A estimativa é que, no total, cerca de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas. O Comitê de Prevenção de Desastres Naturais do município atua na assistência aos atingidos pelo temporal e na reparação dos danos das chuvas. A Defesa Civil municipal integra o comitê e deve ser acionada em caso de necessidade pelos telefones 98831-6000 e 3346-6111. O serviço funciona 24h.
Dos desalojados, 45 famílias são dos bairros Nelson Ramos e Jardim Botânico. A outra família é de Flexal I. Todos foram levados para a casa de parentes ou conhecidos que ofereceram abrigo provisório. A prefeitura fez a entrega de 67 cestas básicas e 94 colchonetes às vítimas. Máquinas e homens trabalham nos bairros, fazendo a limpeza e a desobstrução das vias e dos cursos d’água. A prefeitura pede a colaboração dos munícipes para manter os canais livres de entulho.
As secretarias de Serviços e Trânsito (Semset), Assistência Social (Semas), Obras (Semob), Meio Ambiente (Semmam) e Defesa Civil colocaram suas máquinas e carros à disposição em serviços de auxílio à população, como o deslocamento de desalojados até a casa de parentes ou conhecidos.
Prevenção
Ao longo do ano, foram feitas as limpezas dos principais canais que cortam a cidade, assim como o desentupimento das redes pluviais. De acordo com o secretário de Governo municipal, Rafael Simões, o trabalho de prevenção surtiu efeito, minimizando os impactos das chuvas, que poderiam ter sido ainda mais graves. “Os bairros sem influência da maré alta, que coincidiu com o período da chuva forte desta semana, praticamente não registraram problemas”, constatou.
Ainda segundo Simões, de acordo com medições meteorológicas, das 10h da manhã de segunda-feira (25) até 10h da manhã de terça-feira (26), choveu 90mm sobre a cidade, com previsão de mais 80mm até esta quarta-feira (27). Tal número equivale à chuva esperada para todo o mês de novembro.
Apesar da prevenção, a eliminação dos impactos negativos com as temporadas de chuva, em Cariacica, depende de investimentos em infraestrutura. “O município sozinho não tem condição de bancar esse investimento. Os esforços têm que seguir na direção de parcerias para grandes projetos com os governos estadual e federal”, disse.
Bairros com registro de ocorrências:
Foram registrados, aproximadamente, 90 chamados de ocorrências, nos bairros Porto de Santana, Mata da Praia, Jardim Botânico, Oriente, Jardim América, São Geraldo II, Flexal I, Flexal II, Vista Mar, Campo Grande, Nelson Ramos, Santa Fé, Tucum, Vila Graúna, Jardim América, Caçaroca, Castelo Branco, Campo Belo I, Campo Belo II, Bela Vista, Santana, Rio Marinho, Nova Valverde, Jardim de Alah, Campina Grande, Itapemirim, Alto Dona Augusta, Mucuri e Sotelândia.
Principais ocorrências:
Ruas e residências alagadas; remoção de famílias para casa de parentes e conhecidos; queda de muro; queda de árvores; danos materiais; alagamento em garagens; risco de desabamento de residências e de queda de árvores; e risco de deslizamento de barrancos.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira