Cardápio saudável e nutritivo na rede de ensino municipal

IMG_8561Sabe aquela velha história de amassar as verduras coloridas no prato e misturar para tentar induzir a criança à ingestão sem o risco da famosa rejeição? Esse é um episódio que a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Coane), está mudando em toda a rede municipal de ensino.  Por isso, nesta quinta-feira (21), a Coane levou o Programa Nacional de Alimentação Escolar para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ivan Roberto de Sousa, em Santa Rosa.IMG_8547

O evento envolveu as turminhas de 4 e 5 anos do turno vespertino e a proposta foi trabalhar, de forma lúdica, teatro e vídeo no envolvimento da criança quanto ao hábito da ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos que compõem o cardápio da merenda escolar. “As ações são desenvolvidas com o intuito de promover a alimentação equilibrada e saudável, tanto dentro, quanto fora da escola. Partilhar esses momentos, conhecer e ter contato com os alimentos propiciam o aumento da aceitação do cardápio escolar”, contou a nutricionista da Coane, Mirian Ramalho Possato.

IMG_8439Os trabalhos promovidos pela Coane e pela equipe pedagógica das escolas municipais de Cariacica tem aproximado os pequenos dos alimentos saudáveis, além de promover a mudança do hábito alimentar infantil. “A relação de conhecer os alimentos, saber que é nutritivo e gostoso tem um papel muito importante na melhora da aceitação. É necessário que eles tenham prazer em ingerir o alimento da forma que ele é servido, sem separar o verde ou colorido no prato”, destacou Mirian.

Ação lúdicaIMG_8464

Para que as crianças tivessem um entendimento, ainda maior, do que estava sendo explicado pela nutricionista a ação foi desenvolvida em etapas: primeiro, uma pequena palestra; depois, um desenho animado explicando de onde vem os alimentos e, por fim, um teatrinho de fantoche.

IMG_8486Após as apresentações, as crianças puderam degustar frutas como: laranja, goiaba, banana, uva, melancia, mamão, maçã e abacaxi. Muitas dessas frutas a maioria das crianças já conhecia por conta do variado cardápio que a escola apresenta na merenda escolar. Daí, os pequeninos puderam falar das que mais gostavam e apresentavam ao coleguinhas as que preferiam mais.IMG_8576

“O projeto do Cmei este ano está voltado para as riquezas alimentares do Brasil e cada professora trabalhou com sua turma um tipo de alimento. Com esse trabalho já conseguimos notar um avanço em relação à ingestão da merenda. No início do ano letivo os alunos têm um pouco de resistência, mas esses trabalhos colaboram para a adaptação e ingestão de frutas e verduras antes não consumidas. Hoje, praticamente 90% dos nossos alunos já estão adaptados ao cardápio escolar”, ressaltou Paula de Almeida, coordenadora do Cmei.