Cardápio saudável e nutritivo na rede de ensino municipal
Por Tamiris Cowosque, postado em 21/06/2018
Fotos Claudio Postay
![IMG_8561](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8561-300x200.jpg)
![IMG_8547](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8547-300x200.jpg)
O evento envolveu as turminhas de 4 e 5 anos do turno vespertino e a proposta foi trabalhar, de forma lúdica, teatro e vídeo no envolvimento da criança quanto ao hábito da ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos que compõem o cardápio da merenda escolar. “As ações são desenvolvidas com o intuito de promover a alimentação equilibrada e saudável, tanto dentro, quanto fora da escola. Partilhar esses momentos, conhecer e ter contato com os alimentos propiciam o aumento da aceitação do cardápio escolar”, contou a nutricionista da Coane, Mirian Ramalho Possato.
![IMG_8439](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8439-300x200.jpg)
Ação lúdica
![IMG_8464](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8464-300x200.jpg)
Para que as crianças tivessem um entendimento, ainda maior, do que estava sendo explicado pela nutricionista a ação foi desenvolvida em etapas: primeiro, uma pequena palestra; depois, um desenho animado explicando de onde vem os alimentos e, por fim, um teatrinho de fantoche.
![IMG_8486](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8486-300x200.jpg)
![IMG_8576](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/06/IMG_8576-300x200.jpg)
“O projeto do Cmei este ano está voltado para as riquezas alimentares do Brasil e cada professora trabalhou com sua turma um tipo de alimento. Com esse trabalho já conseguimos notar um avanço em relação à ingestão da merenda. No início do ano letivo os alunos têm um pouco de resistência, mas esses trabalhos colaboram para a adaptação e ingestão de frutas e verduras antes não consumidas. Hoje, praticamente 90% dos nossos alunos já estão adaptados ao cardápio escolar”, ressaltou Paula de Almeida, coordenadora do Cmei.