Exposição fotográfica revela a fé de Cariacica

Candomblé

Cerimônia de Candomblé em centro religioso no bairro Planeta



Dia da Bíblia, Igreja Batista de Itaciba

Batistas celebram o Dia da Bíblia em Itacibá na década de 60



Uma cidade com uma diversidade religiosa envolvente e com um povo que manifesta suas crenças de forma alegre, vibrante e, acima de tudo, respeitando as diferenças. Assim é a faceta do município apresentada pelo acervo fotográfico da exposição "Memória Religiosa de Cariacica", que abre nesta terça-feira (03), no Centro Administrativo da Prefeitura, em Rio Branco. O lançamento será às 19h, com palestra no auditório do Centro. A mostra recebeu recursos na ordem de R$ 21.913,40 da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal da Cultura (Semcult). Além disso, conta com apoio da Gerência de Igualdade Racial pois será exposta em outras regiões da cidade (veja cronograma ao fim da matéria).

Inalguração da Capela de Porto Novo

Festa de inauguração da capela de Porto Novo



No acervo, fotos de instituições religiosas, públicas e também de coleções particulares. A equipe de pesquisadores, que envolveu arquivista, pedagoga, fotógrafa, historiador e bibliotecário abriu o baú de lembranças de católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas e candomblecistas.  "Seja qual for a fé, a religião passa pela memória afetiva, já que faz parte da própria concepção individual de mundo e de ser humano, mesmo para quem não a pratica. Por causa disso, encontramos um material vasto e preservado, que também nos mostra em como a cidade mudou ao longo das décadas", informa o arquivista Anderson Barbosa.

Fraternidade Tabajara, Década de 1950

Fiéis na Fraternidade Tabajara nos anos 50



Entre as imagens, momentos das cerimônias das religiões, procissões, encontros e um pouco do panorama do início das comunidades em Cariacica. Há fotos raras como as primeiras reuniões dos fieis da Fraternidade Tabajara ou o aspecto da igreja de Santa Maria Goretti, que, nos anos 50, já dominava a paisagem e era referência em Jardim América.

As fotos serão disponibilizadas em painéis acompanhados de textos informativos, enfocando a história e os costumes das comunidades de fé. "Quisemos também pautar a exposição como uma forma de se colocar contra a intolerância religiosa. Todos aquele que creem têm em comum o desejo de paz", reforça. A exposição também tem versão na web e pode ser vista aqui: memoriareligiosacariacica.blogspot.com

Serviço: 

Exposição Memória Religiosa de Cariacica

Painéis fotográficos sobre a história e os fatos das comunidades religiosas de Cariacica envolvendo católicos, evangélicos, espíritas e fieis das religiões de matrizes africanas.

Quando: abertura com palestra nesta terça-feira (03), às 19h

Local: Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco. Referência: rua de acesso ao estádio Kleber Andrade.

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.

Duração: até 20 de julho.

Informações: 3354-5505 (Gerência de Igualdade Racial)

Outras datas e locais:

  • Dia 21 de julho: quadra de esporte do Clube Itaquari (Escola de Samba Boa Vista). Será uma das atrações do IV Festival de Quadrilha de Matrizes Africanas. Rua Muniz Freire, 55, Itaquari, Cariacica.

  • De 23 de julho a 11 de agosto: Faça Fácil, Rodovia Leste Oeste, 154, Santo André, Cariacica. Próxima ao Terminal de Campo Grande.

  • De 13 de agosto a 6 de setembro: Shopping Moxuara, Avenida Mário Gurgel, 5353, São Francisco, Cariacica.

  • De 10 de setembro a 11 de outubro: Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, Rua Santa Marta, 12, Campo Grande, Cariacica.