Ação integrada para prevenção contra escorpiões e Aedes aegypti em Vila Prudêncio

IMG_0947Dando continuidade aos trabalhos de prevenção contra pragas e mosquitos, a Prefeitura está realizando uma ação integrada no bairro Vila Prudêncio. Na semana passada, agentes de saúde visitaram residências para orientar os moradores sobre como evitar o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo para insetos e outros animais. Nesta quinta-feira (12), pais e alunos participaram de palestras no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ivan Roberto de Sousa, sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti e sobre formas de controle de escorpiões, baratas, ratos e mosquitos. Também foi realizada a capina no entorno da unidade de ensino.

Já na próxima segunda-feira (16), haverá a limpeza de um terreno próximo ao Cmei e a Secretaria Municipal de Infraestrutura vai realizar o recolhimento de entulhos, móveis e outros materiais inservíveis descartados pelos moradores. A ação de prevenção e conscientização é uma realização conjunta das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra), de Saúde (Semus) e de Educação (Seme).

"Sem a participação da comunidade, tanto no ambiente escolar quanto em casa, qualquer trabalho que a Prefeitura faça não surtirá o efeito necessário. Por isso, pedimos mais uma vez o apoio dos moradores para que consigamos alcançar o efeito controle de pragas como escorpiões, ratos, baratas e mosquito da dengue", afirma o veterinário da Vigilância Ambiental, Fabrício Pagani.

IMG_1003Limpeza

Por meio do georreferenciamento, a Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde identificou sete terrenos baldios com mato e pontos viciados de lixo no entorno do Cmei Ivan Roberto. Os proprietários serão notificados por meio de Diário Oficial para promover a limpeza de acordo com o Decreto Municipal 33/2016. Caso o proprietário não faça a limpeza, poderá ser multado em R$ 1.470,00.

A equipe do Cmei Ivan Roberto de Sousa segue as recomendações recebidas da Coordenação de Vigilância Ambiental quanto aos cuidados dentro da unidade de ensino. Entre as orientações para manter os quintais limpos estão: evitar acúmulo de madeira, materiais de construção ou qualquer outro tipo de material que sirva de abrigo para os escorpiões. A coordenação reforça a importância de a população colaborar, realizando a limpeza dos quintais rotineiramente e depositando o lixo conforme o itinerário do caminhão de coleta.