Bons exemplos na ação contra a dengue em Jardim América

Durante a ação foi colocado larvicida biológico no valão.FOTO: Semco/Claudio Postay

Durante a ação foi colocado larvicida biológico no valão.FOTO: Semco/Claudio Postay


A manhã desta sexta-feira (22) foi de mobilização contra a dengue em Jardim América. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou visitas domiciliares dos agentes da dengue, para eliminar depósitos de larvas e focos do Aedes aegypti no bairro.


Também foi feita mobilização por meio da panfletagem e a colocação de larvicida no valão. Este sábado (23) é o Dia Nacional de Combate à Dengue. Mas, em Cariacica, as atividades referentes à data foram antecipadas.


A referência técnica em dengue do município, Wilson Lana Gonçalves, explicou que até o dia 16 de novembro, foram notificados 10.598 casos suspeitos da doença na cidade. Segundo ele, Jardim América está entre os cinco bairros de Cariacica com mais casos, com 281 notificações até o dia 21 de novembro. Ele ressalta ainda que, nesta época do ano, o trabalho preventivo precisa ser intensificado, porque o calor e a chuva favorecem a proliferação do mosquito.


moradordejardimamerica


O auditor federal aposentado, Carlomar Theodoro Coelho, 63 anos, recebeu os agentes da dengue em sua residência. Ele contou que mora em Jardim América há mais de uma década e que nunca teve nenhum caso de dengue em sua família, mas que para isso, toma todos os cuidados necessários.


Ele tem piscina e plantas em casa. Explica que há uma pessoa responsável por limpar e tratar da água da piscina. A agente Georgéria Rodrigues esclareceu que isso é muito importante no combate à enfermidade. “A piscina sendo tratada com cloro evita que haja larvas do mosquito Aedes aegypti”, diz. Ela comentou também que a maioria das plantas da casa do aposentado estavam plantadas diretamente na terra, evitando o uso de recipientes que acumulem água.


Além das iniciativas da Secretaria de Saúde, um mutirão de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços e Transito (Semset) passou pelo bairro. Os munícipes que tinham móveis velhos em casa ou no quintal puderam aproveitar o serviço do carro papa-móveis para descartá-los.


Cuidados na sua casa


O morador deve continuar na sua postura de prevenção à doença. Para isso, seguem algumas dicas:


- Mantenha caixas d’água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.


- Lave a caixa d’água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.


- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.


- No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.


- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem.


- Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.


- Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)


Denuncie:


Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos 3346-6518 ou 3346-6519.


Disque-dengue:3343-6633






Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira