Campeões brasileiros de handebol festejam pelas ruas da cidade

Os atletas do Colégio Castro Alves receberam aplausos e buzinaços de apoio durante desfile feito sobre o carro do Corpo de Bombeiros.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Os atletas do Colégio Castro Alves receberam aplausos e buzinaços de apoio durante desfile feito sobre o carro do Corpo de Bombeiros.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Depois da luta, suor e do apito final que consagrou as equipes masculina e feminina de handebol do Colégio Castro Alves, campeãs brasileiras nos Jogos Escolares da Juventude disputados em Belém (PA), chegou a hora de colher os louros e aplausos pela conquista. Os campeões de Cariacica já sentiram o gostinho de serem tratados como ídolos e desfilaram pelas ruas da cidade sobre um carro do Corpo de Bombeiros, com os troféus e bandeira do time.


Meninas e meninos que treinaram um ano inteiro puderam relaxar e brincar com a situação. Pelas ruas, recebiam o aceno, buzinaço de apoio e sorriso das pessoas por quem passavam e faziam pose para foto. Gritavam “É campeão!” e os sorriso nos rostos mostravam sua alegria. O desfile começou no bairro Santana, na escola em que treinam e estudam, e seguiu por Itacibá até o Palácio Municipal da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Geraldo Luzia Júnior em seu gabinete. O dia de gala seguiu com o cortejo pela principal avenida de Campo Grande, a Expedito Garcia. Os times tiveram o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).


depo


O Colégio Castro Alves tem uma história de conquistas no handebol (tricampeão no feminino e dois vice-campeonatos no masculino) e os atletas que entraram em quadra conseguiram manter a fama de bicho-papão da escola. Entre eles, dois jogadores que disputaram pela última vez a competição demonstraram o sentimento do restante do grupo. Talita Alves e Ricardo Oliveira (foto à esquerda), ambos com 17 anos, já terão ultrapassado a idade mínima no próximo evento.


“Não gosto nem de pensar que este foi o último, mas pelo menos conseguimos tirar uma marca que carregávamos. Minha geração, no masculino, tinha ficado duas vezes com o vice-campeonato. Conseguir essa vitória, no último ano, vai ficar marcado na nossa história”, conta Oliveira.


Natural de Ponte Nova (MG), Talita é o símbolo da dedicação pelo esporte. Ela tem bolsa de estudos e mora num alojamento, longe da família, mas não vê nessas dificuldades como problemas que possam atrapalhar dentro de quadra.


“Vivo apenas para o estudo e para o handebol. Por morar longe da minha família, numa república dos atletas, meu dia se resume a isso. Acho que até ajuda porque consigo ficar muito concentrada. Mas toda a concentração e até a noite sem dormir antes da semifinal lá em Belém valeram a pena hoje. Ver que nossa conquista foi importante valoriza nosso esforço”, analisou a menina.


gabinete


O prefeito parabenizou a equipe e a escola pela conquista. Também oriundo do esporte, compartilhou algumas histórias vividas durante a carreira e deixou o conselho para que todos aproveitem a vitória da melhor forma que puderem. “Treinos, cansaço, viagem os levaram ao pódio. Tenham sempre na cabeça de vocês que aquele lugar era sonhado por muitos outros, que não puderam chegar. Essa superação, vivida dentro de quadra, vocês devem levar para as outras áreas de suas vidas. Vocês são o orgulho do Estado, de suas famílias e de Cariacica”, aconselhou aos meninos, parabenizando-os.


 

 

Informações Adicionais:
Texto:Marlon Marques
Jornalista responsável:Marcelo Pereira