Apenados prestarão serviços comunitários nos espaços escolares do município

A cidade de Cariacica abriu as portas para ajudar a ressocialização de apenados do município. A parceria foi realizada por meio da assinatura de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Cariacica e a 7ª Vara Criminal de Vitória – Vepema (Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas) representada pelo juiz Dr. Carlos Eduardo Lemos para que pessoas que cometeram pequenos crimes possam se reestruturar socialmente prestando serviços comunitários à população. A assinatura aconteceu na tarde da última quarta-feira (15).


Chamado de ‘Multirão Vepema’, o convênio vai atender a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e 95 apenados prestarão serviços voltados à comunidade escolar, com serviços gerais como limpeza de terrenos, capina, pintura, pequenas reformas e revitalização do espaço escolar. A primeira atividade será realizada já na próxima semana.


De acordo com o prefeito municipal, Geraldo Luzia Oliveira Júnior, o Juninho, esse é um grande passo em prol da cidadania do município. “Essa parceria vem em um momento interessante, pois estar inserido em meio à sociedade possibilita a reintegração desse cidadão. É um marco para Cariacica, pois precisamos provocar a tendência de transformação do ser humano e, oferecer estrutura para o apenado se recompor é uma grande oportunidade”, destacou.


Outras cidades também participam do programa e, só na grande Vitória, cerca de 200 convênios atendem à população. Segundo o Dr. Carlos Eduardo, os resultados são muito eficientes. “A experiência é muito positiva e, com a pena alternativa o cidadão que cometeu o delito consegue refletir sobre o feito e ao mesmo tempo auxiliar a sociedade com os serviços prestados”, explicou.


Triagem


Os cidadãos que cumprem penas alternativas passam por uma triagem feita pela equipe psicossocial da Vepema e, após análise de aptidões, a Seme direciona esse cidadão para prestar os serviços conforme necessidade da escola. Os mutirões acontecerão aos sábados, domingos e feriados.