Prefeitura e empresa FCA discutem melhorias para bairros na rota da linha de trem

Em busca de melhorias no entorno da linha férrea da Ferrovia Translitorânea, ou Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que corta o município de Cariacica, representantes da empresa concessionária se reuniram com o prefeito Geraldo Luzia Júnior e técnicos da Prefeitura Municipal na tarde de quarta-feira (16) a fim de traçar os moldes de ações em parceria. O impacto dessas intervenções atingirá bairros como Campo Grande, Jardim América, Vasco da Gama e Jardim América, todos na rota da FCA.


Na pauta, foram abordados assuntos como limpeza da linha, alterações das passagens de nível (intercessões da linha férrea com a malha viária urbana), atuações próximas ao trecho da Secretaria Municipal de Obras (Semob)  e drenagem de rede de esgoto.


No encontro, também ficou acordado que haverá nesta quinta-feira (17), uma visita técnica conjunta dos bairros perpassados pela linha para avaliação dos assuntos mais emergenciais. O resultado do que for observado será transformado em uma proposta final que será apresentada à população, antes de qualquer definição.


“A Prefeitura de Cariacica está atenta e procurando fazer a melhoria que for possível para levar mais conforto e minimizar os impactos aos moradores e comerciantes de todas esta região. Contar com a parceria da empresa é essencial para iniciarmos este movimento, que só poderá ser completo quando for entregue a nova linha, que retirará o fluxo dos trens de dentro da cidade”, afirmou o prefeito.


A Ferrovia Centro Atlântica se comprometeu em informar o cronograma do tráfego de locomotivas e trabalhar, conjuntamente com a Prefeitura, no projeto da execução das obras de recuperação da rua Peregrino, no bairro Santa Luzia. Também foram iniciadas conversas sobre uma política de educação com moradores da região sobre a manutenção e limpeza da linha férrea e seu entorno. Locais mais críticos serão mapeados e uma campanha será criada após a próxima ação de limpeza.