e-Ouvidoria ultrapassa 3500 solicitações em quase um ano de funcionamento
Por Yvena Plotegher Pelisson, postado em 21/08/2018
Fotos Claudio Postay
Homem e morador de Campo Grande, que faz denúncias, principalmente à Secretaria de Infraestrutura (Seminfra). Este é o perfil do cidadão que mais demanda a e-Ouvidoria, uma ferramenta moderna da Prefeitura Municipal de Cariacica para contribuir com a melhora dos serviços públicos na cidade. Prestes a completar um ano em setembro, mais de 3.500 demandas foram respondidas, entre informações, denúncias, reclamações, sugestões, elogios e dúvidas, sempre dentro do prazo. O portal pode ser acessado clicando aqui.
A maioria dos solicitantes são do sexo masculino, com 1.321 demandas nos últimos 11 meses. Já as mulheres totalizam 1.098 solicitações. Os pedidos feitos de forma anônima somam 1.264. A categoria Reclamação lidera os requerimentos, com 1.871, seguido por Denúncia, com 653.
As denúncias são enviadas diretamente às secretarias responsáveis, que agem de forma efetiva para a resolução do problema. Como é o caso da queixa de um abate clandestino no bairro Alzira Ramos, que atuava sem permissão e recebeu uma notificação da prefeitura para regularizar a situação.
A Prefeitura também interveio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em um consultório dentário em Jardim América. Após uma denúncia anônima, que informava sobre as péssimas qualidades do local. Dois fiscais sanitários compareceram ao lugar, junto ao Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo (CRO-ES) e realizaram a fiscalização de rotina, verificando que a denúncia era procedente. Na ação, houve interdição do local, além da apreensão de produtos de uso odontológico com datas de validade expiradas. O dentista foi orientado quanto a necessidade de regularização junto à Vigilância Sanitária e adequações para a área física.
Dados
No município, o bairro Campo Grande é o primeiro colocado na lista de solicitações, com 213 pedidos. Em segundo lugar vem o bairro Alto Lage, com 178. Jardim América ocupa a terceira colocação, com 116.
As secretarias mais demandas são as de Infraestrutura (Seminfra), Saúde (Semus) e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). Respectivamente com 1.091, 903 e 559.
Respostas
A Prefeitura possui um prazo máximo de 30 dias para responder ao cidadão, mas nos últimos três meses, a média de respostas foi de 7 dias.
O ouvidor geral de Cariacica, Ronaldo Dutra Ferreira, destacou que a população tem o benefício de uma solução de forma eficaz. “Para ter a certeza que o requerente irá ser respondido, além de colocarmos no portal, também mandamos um e-mail ou entramos em contato por telefone”, reforça.
As demandas são repassadas às secretarias em ordem de urgência, mas com a preocupação de que o solicitante obtenha um rápido retorno. Uma das novidades deste novo formato é que o prefeito acompanha pessoalmente os resultados, com uma tela em seu gabinete que mostra todo o sistema, com as solicitações e seus andamentos.
Ouvidoria no seu bairro e no setor da saúde
Além da ferramenta on-line, em 2016, a ouvidoria ficou mais próxima ao cidadão, com o desenvolvimento do programa Ouvidoria no Seu Bairro. Uma vez por mês, a estrutura da Ouvidoria da Prefeitura visita um bairro da cidade, a fim de esclarecer dúvidas, solicitar informações, encaminhar reclamações, denúncias, sugestões ou elogios.
Neste ano, os bairros Itacibá, Santo Antônio, Cachoeirinha, Roda D’Água, Alto Lage, Cariacica Sede, Castelo Branco e Nova Esperança foram atendidos.
A Prefeitura também disponibiliza a Ouvidoria Saúde, um serviço online para auxiliar as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ferramenta, é possível encaminhar manifestações, solicitar informações sobre medicamentos, campanhas de vacinação e serviços prestados pela rede de assistência à saúde de Cariacica.
Serviço:
Acesse a e-Ouvidoria em: https://bit.ly/2LbA9kf ou disque 162.
Texto: Yvena Plotegher Pelisson
Jornalista responsável: Marlon Marques
A maioria dos solicitantes são do sexo masculino, com 1.321 demandas nos últimos 11 meses. Já as mulheres totalizam 1.098 solicitações. Os pedidos feitos de forma anônima somam 1.264. A categoria Reclamação lidera os requerimentos, com 1.871, seguido por Denúncia, com 653.
As denúncias são enviadas diretamente às secretarias responsáveis, que agem de forma efetiva para a resolução do problema. Como é o caso da queixa de um abate clandestino no bairro Alzira Ramos, que atuava sem permissão e recebeu uma notificação da prefeitura para regularizar a situação.
A Prefeitura também interveio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em um consultório dentário em Jardim América. Após uma denúncia anônima, que informava sobre as péssimas qualidades do local. Dois fiscais sanitários compareceram ao lugar, junto ao Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo (CRO-ES) e realizaram a fiscalização de rotina, verificando que a denúncia era procedente. Na ação, houve interdição do local, além da apreensão de produtos de uso odontológico com datas de validade expiradas. O dentista foi orientado quanto a necessidade de regularização junto à Vigilância Sanitária e adequações para a área física.
Dados
No município, o bairro Campo Grande é o primeiro colocado na lista de solicitações, com 213 pedidos. Em segundo lugar vem o bairro Alto Lage, com 178. Jardim América ocupa a terceira colocação, com 116.
As secretarias mais demandas são as de Infraestrutura (Seminfra), Saúde (Semus) e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). Respectivamente com 1.091, 903 e 559.
![Grafico_Ouvidoria](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/08/Grafico_Ouvidoria-1024x722.png)
Respostas
A Prefeitura possui um prazo máximo de 30 dias para responder ao cidadão, mas nos últimos três meses, a média de respostas foi de 7 dias.
O ouvidor geral de Cariacica, Ronaldo Dutra Ferreira, destacou que a população tem o benefício de uma solução de forma eficaz. “Para ter a certeza que o requerente irá ser respondido, além de colocarmos no portal, também mandamos um e-mail ou entramos em contato por telefone”, reforça.
As demandas são repassadas às secretarias em ordem de urgência, mas com a preocupação de que o solicitante obtenha um rápido retorno. Uma das novidades deste novo formato é que o prefeito acompanha pessoalmente os resultados, com uma tela em seu gabinete que mostra todo o sistema, com as solicitações e seus andamentos.
Ouvidoria no seu bairro e no setor da saúde
Além da ferramenta on-line, em 2016, a ouvidoria ficou mais próxima ao cidadão, com o desenvolvimento do programa Ouvidoria no Seu Bairro. Uma vez por mês, a estrutura da Ouvidoria da Prefeitura visita um bairro da cidade, a fim de esclarecer dúvidas, solicitar informações, encaminhar reclamações, denúncias, sugestões ou elogios.
Neste ano, os bairros Itacibá, Santo Antônio, Cachoeirinha, Roda D’Água, Alto Lage, Cariacica Sede, Castelo Branco e Nova Esperança foram atendidos.
A Prefeitura também disponibiliza a Ouvidoria Saúde, um serviço online para auxiliar as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ferramenta, é possível encaminhar manifestações, solicitar informações sobre medicamentos, campanhas de vacinação e serviços prestados pela rede de assistência à saúde de Cariacica.
Serviço:
Acesse a e-Ouvidoria em: https://bit.ly/2LbA9kf ou disque 162.
Texto: Yvena Plotegher Pelisson
Jornalista responsável: Marlon Marques