Carta do “Papai Noel dos Correios” pode ser retirada nesta quinta-feira (21)
Por Marketing, postado em 21/11/2013

Os presentes devem ser entregues nos pontos divulgados pelos Correios até o dia 6 de dezembro. FOTO: Correios
Os servidores da Prefeitura de Cariacica poderão contribuir para fazer o Natal das crianças da cidade bem mais feliz. É que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai trazer as cartinhas dos pequenos para os funcionários aderirem à campanha do “Papai Noel dos Correios”.
Nesta quinta-feira (21), as cartas estarão disponíveis na sede da prefeitura, no trevo de Alto Lage, pela manhã (das 10h às 13h), e também no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari, à tarde, das 15h às 17h. Haverá uma equipe identificada para distribuir os pedidos dos pequenos cariaciquenses. Os participantes podem aderir a quantas cartas quiser desde que se comprometam a comprar os presentes e entregar nos pontos divulgados pelos Correios até o dia 6 de dezembro. Quem não puder comparecer no dia 21 para se responsabilizar por uma carta, poderá procurar uma das agências da empresa postal.
Ansiedade
As cartinhas oferecidas pelos Correios foram escritas por alunos das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Renascer e Alice Coutinho Santos, ambas do bairro Padre Gabriel, e pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Princípio do Saber, do bairro Padre Gabriel, Wilson Alves do Nascimento, de Flexal I e Maria Rachel do Nascimento, de Flexal II.
Eles estão ansiosos por uma resposta. A garotada expressou no papel o que espera ganhar do Bom Velhinho. Entre os principais pedidos estão brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares.
Como funciona
A adoção de cartas da campanha “Papai Noel dos Correios” é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas e, em seguida, disponibilizadas para adoção. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa participante.
Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
Educação
O Projeto Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o que trata de “Educação básica de qualidade para todos”. As crianças são estimuladas a escrever uma redação em formato de carta para o Bom Velhinho. Elas aprendem também a endereçar corretamente, usar o Código de Endereçamento Postal (CEP) e o selo. O tema “Natal” foi trabalhado em sala de aula com as crianças para estimular o desenvolvimento de valores como bondade, perdão e solidariedade, além de ensinar que é uma época de confraternização, diminuindo o apelo comercial da data.
De todos os programas desenvolvidos pelos Correios, este é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza o maior número de voluntários. Com mais de 20 anos, o programa surgiu porque os carteiros não sabiam o que fazer com centenas de cartas endereçadas ao Papai Noel. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas, outros envolviam também a comunidade.
Serviço:
Apadrinhamento das cartinhas do Papai Noel dos Correios
Quando: quinta-feira (21)
Das 10h às 13h: na Prefeitura de Cariacica, Rodovia BR 262, nº 3.700, Km 3,0 bairro Alto Lage
Das 15h às 17h: na Seme, Rua da Lage, nº 13, Itaquari.
Prazo final para retorno dos presentes: 6 de dezembro
Entrega dos presentes às crianças nas escolas participantes: de 2 a 10 de dezembro
Informações: 3346-6445
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira