Obra composta por trio feminino é escolhida como hino oficial de Cariacica

Com 1298 votos, a obra composta pelas cantoras e instrumentistas Eloá Eler, Dora Dalvi e Dani Nogueira foi a grande vencedora na votação on-line realizada no site da Prefeitura para definir o hino oficial de Cariacica. O concurso, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), durou de 6 a 21 de agosto, com a participação de 2798 votantes. A canção, inspirada na lenda do Pássaro de Fogo, agora se torna a identidade musical da cidade. As autoras receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 8 mil.

Em segundo lugar ficou o hino proposto pelo escritor Marcos Bubach com 986 votos. Em terceira posição ficou o compositor Leonardo Norbim com 514 votos.

IMG_5721

Anúncio foi feito no Gabinete da Prefeitura



IMG_5701

O prefeito Juninho parabenizou os finalistas e disse que o hino irá estimular a autoestima da população



O prefeito lembrou que, independente do resultado, o processo de definição do hino municipal ficou nas mãos da escolha popular, tornando o processo o mais democrático e aberto possível. "É consequência do gosto da população, que ouviu os concorrentes e registrou sua preferência. A palavra final não ficou com um corpo técnico. Mesmo assim ficaram nítidos a qualidade e o comprometimento  com a nossa cidade presente nos trabalhos dos três finalistas. O hino, definido desta forma, possui um envolvimento maior com a população, já que veio a partir de uma decisão tomada por ela", reforçou, parabenizando todos os finalistas.

Ele lembrou ainda que o hino contribuirá com uma maior tomada de pertencimento e autoestima por parte dos moradores de Cariacica e adiantou que será utilizado nos momentos solenes e importantes da cidade. "Será elaborado decreto para regulamentar o uso. Nossa vontade é para que seja cada vez mais conhecido para que todos cantem e vivenciem essa obra", acrescentou.

Femininas

IMG_5716

Emoção tomou conta na hora do anúncio da proposta vencedora



IMG_5709Assim que ouviram o anúncio da composição campeã o trio de compositoras vibrou e comemorou muito. Abraçaram-se comovidas enquanto sua criação era executada e cantaram junto. "Foi um trabalho em que todas nós nos entregamos! A partir do edital, começamos a pensar em uma obra que envolvesse as pessoas a partir dos aspectos culturais e históricos da cidade. Ouvimos muitos outros hinos de várias cidades do Brasil e vimos que ou evocavam o passado ou apontavam as promessas de um futuro promissor. Pensamos que podíamos trabalhar o presente, o cotidiano de quem canta", descreveu a cantora Eloá, atualmente cursando Psicologia e fazendo parte dos vocalistas da Orquestra Pop&Jazz do Ifes de Vitória.

"A partir dessa definição de descrever e exaltar o presente de Cariacica, partimos para a escolha de elementos culturais que suscitassem esse pertencimento de quem mora, sonha e se emociona por viver aqui", acrescentou a violonista Dora Dalvi, estudante do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e outra integrante da Orquestra Pop&Jazz.

Mas o toque final ficou com o fascínio despertado pela lenda do Pássaro de Fogo. "A gente pesquisou a história e as lendas de Cariacica e a do Pássaro de Fogo é linda. O pássaro é protagonista e une uma história de amor entre uma índia e um índio de tribos inimigas. Na nossa criação, colocamos esse pássaro mítico para voar sobre a Cariacica atual, reforçando na população o fascínio pela cidade, assim como fazia com os namorados. No seu voo, ele passa por lugares tanto naturais quanto históricos que mexem com o coração dos moradores", descreveu a percussionista Dani Nogueira, que tem mestrado em História e em Teoria e Crítica da Arte.

As artistas interpretaram que a vitória tem um significado especial em relação ao empoderamento feminino. "A gente agradece em quem votou na nossa obra. Consideramos essa conquista como um momento de representatividade para nós, mulheres, e também para a música capixaba pois o hino da cidade foi trabalho de criação de três compositoras", acrescentou Eloá.

 

Ouça o Hino de Cariacica, composto por Eloá Eler, Dora Dalvi e Dani Nogueira. A letra está disponível aqui.

[audio mp3="http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/08/Eloá-Abgail-Oliveira-Eler-Áudio.mp3"][/audio]

 

 

 

 

 

 

 

 

.