Portal Cariacica alcança mais de 1.000 acessos no primeiro mês de funcionamento

Neste primeiro mês em atividade, as demandas mais solicitadas pelos moradores no Portal Cariacica são serviços de melhorias e preservação.FOTO:Semco/Claudio Postay

Neste primeiro mês em atividade, as demandas mais solicitadas pelos moradores no Portal Cariacica são serviços de melhorias e preservação.FOTO:Semco/Claudio Postay


O Portal Cariacica, aplicativo que aproxima o cidadão da administração da cidade, teve mais de 100 solicitações no seu primeiro mês de funcionamento. Já foram mais de 200 downloads da ferramenta na loja virtual da Google Play e mais de mil utilizações do aplicativo. Com o portal, os usuários podem fazer reclamações, requerer serviços, pedir informações, deixar sugestões, além de ter acesso facilitado à Ouvidoria Municipal, ao Portal da Transparência, entre outras opções.


Para fortalecer ainda mais a participação dos munícipes, a Subsecretária de Tecnologia da Informação (SubTI) lançou a nova versão do aplicativo, que antes estava restrito a modelos mais recentes de aparelhos. Agora, o alcance aumentou, sendo possível atender a 95% dos smartphones presentes no mercado. Outra novidade, segundo o subsecretário da SubTI, Michel Silva, é a versão disponível para tablets, incrementando ainda mais a utilização do aplicativo.


“A realidade do município mudou através do app (aplicativo). Apesar de ser algo que não consegue atingir toda a população por selecionar apenas parte da população que possui smartphones, o Portal Cariacica tem sido bem avaliado e instituiu um novo, rápido e útil canal de comunicação”, considerou.


Ranking


Neste primeiro mês em atividade, as demandas mais solicitadas pelos moradores no Portal Cariacica são serviços de melhorias e preservação, referentes à tapa buraco, sinalização e limpeza (33 demandas), asfaltamento (16), poda de árvores (11), aparelhos de lazer (9), Vigilância Sanitária e fumacê (8), além de reclamações de terrenos baldios, obras irregulares entre outras denúncias, informações e elogios (34).


Outra constatação é o aumento no atendimento da Ouvidoria Municipal, favorecendo a conscientização da população de que o órgão, ligado à Auditoria Geral (Audiger), é o setor responsável por filtrar as demandas da administração. “Com o aumento das demandas geradas pelo app, a equipe de Ouvidoria aumentou de duas para sete pessoas mostrando, assim, a necessidade de dar respostas a população em tempo oportuno”, explica Silva.


Os bairros que mais utilizam o Portal Cariacica são Itacibá, Campo Grande, Operário, Cariacica Sede e Itanguá. O tráfego diário é de 65% de usuários que já possuem a ferramenta instalada no aparelho móvel e 35% de novos usuários. O período de maior movimentação vai de segunda a quarta-feira.


Novidades
Silva anunciou novidades para o Portal de Cariacica. “Em dezembro, será lançada a versão para Iphone e Ipad, além de novas opções como a agenda do município (informando os eventos da cidade) e também uma ligação com a Agência do Trabalhador. Esta última vai informar a relação de empregos disponíveis na cidade”, revelou.


Para os munícipes que não dispõe de dispositivos móveis, a SubTI lançará, também em dezembro, o Portal Cariacica WEB. “A mesma aplicação que hoje existe para smartphones estará disponível no site da Prefeitura, a fim de atender a população que não possui aparelho celular com internet móvel”, finaliza.


Serviço:
Portal Cariacica: para utilizar a ferramenta, o cidadão poderá baixar o aplicativo de maneira fácil e gratuita na loja eletrônica relacionada ao seu aparelho. Usuários de sistemas Android devem procurar na Google Play pelo nome “Portal Cariacica”. No site da Prefeitura (www.cariacica.es.gov.br), acessar o banner "Novo APP Portal Cariacica", na coluna da direita.





Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira