Mais de três mil alunos farão a segunda fase da “Provinha Brasil” na cidade
Por Marketing, postado em 19/11/2013

O esforço da Provinha Brasil é para que as crianças cheguem alfabetizadas aos 8 anos de idade.FOTO:Semco/Lucas Calazans
Em Cariacica, 55 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) participarão da segunda etapa da “Provinha Brasil”, do Ministério da Educação (Mec), que será aplicada nas unidades até o dia 6 de dezembro. Ao todo, 3.142 alunos da rede municipal de ensino deverão fazer a avaliação que reúne as disciplinas de Português e Matemática. A avaliação vale para crianças do segundo ano do ensino fundamental.
No Estado, outros 48 mil estudantes das redes estadual e municipais passarão pela mesma avaliação, que tem o objetivo de aferir os conhecimentos dos alunos e fazer com que as crianças cheguem alfabetizadas ao terceiro ano, aos 8 anos de idade. Nesta edição, há uma atenção maior à prova, por parte do Governo Federal, devido ao compromisso com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A prova de Português vai avaliar identificação de letras, palavras e interpretação de texto. Já a de Matemática, testará a identificação de números e capacidade de resolução de problemas.
Outras avaliações
O município também aplicará outras avaliações para os estudantes das escolas municipais. Uma é a “Prova Brasil”, voltada para alunos dos 5º e 9º anos. A outra é a “Avaliação Nacional da Alfabetização” (ANA), envolvendo turmas do 3º ano com o objetivo principal de detectar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização em Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Ambas as provas serão aplicadas nas instituições até o dia 26 de novembro.
As duas provas fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Seu principal objetivo é avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos enquanto a ANA é de realização anual.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira