Cariacica recebe Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura

Vale do Moxuara é o ponto de partida e de chegada da prova de corrida de aventura neste fim de semana.FOTO:Semco/Lucas Calazans

Vale do Moxuara é o ponto de partida e de chegada da prova de corrida de aventura neste fim de semana.FOTO:Semco/Lucas Calazans


Cariacica será ponto de partida e reta final de uma prova que promete muita adrenalina, suor, esforço e recompensa pelas belas paisagens por onde os competidores passarão. Neste fim de semana, sábado (16) e domingo (17), será realizado a etapa final do Campeonato Brasileiro de Corridas de Aventura, organizado pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), envolvendo trechos de mountain bike, canoagem, rapel e trekking, tudo orientado por bússola e mapas. A competição tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).


Equipes de todo o Brasil se concentrarão na cidade para a largada, no Vale do Moxuara, às 8h de sábado, para retornar somente no dia seguinte. Depois de percorrer trilhas, rios e muita estrada de chão, os aventureiros passarão por Santa Leopoldina, Domingos Martins e Marechal Floriano e, sem pausas, cruzarão a linha de chegada novamente no Vale, por volta do meio-dia.






rapel


Serão 92 atletas nesta maratona. O percurso da prova é de 175 km, começando por 109 km de montain bike, seguido de rapel com 27 km de canoagem e 39 km de corrida a pé. Todos os desafios possíveis são a maior atração da prova. Trechos em trilhas, por dentro da Mata Atlântica, exigirão habilidade de localização dos participantes e, o ponto alto, será a descida de rapel molhado na cachoeira Véu de Noiva (foto à esquerda), na noite de sábado.


Um comerciante de Morada de Campo Grande, Hugo Rogério Carrine, 38 anos, é um dos competidores e não vê a hora de começar a pedalar sua bike e botar o pé na estrada. Ele faz dupla com Sandro Almeida, 38, morador de Vila Velha. “Isto é uma paixão para nós. Estava contando os dias e, enfim, chegou, aqui na minha cidade. Nossa dupla é a única que vai representar o Estado na final e queremos fazer por merecer”, conta Hugo, empolgado.


Saiba mais
A corrida de aventura é um mix de esportes em uma prova só, que tem o intuito de cobrar de seus participantes bastante resistência, senso de orientação, preparação física e muita disposição para enfrentar as condições adversas dos terrenos acidentados. Além da corrida, que está no nome, juntam-se ao cardápio dos aventureiros a bicicleta, o rapel e a canoagem.


Na competição organizada pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), as equipes são divididas nas categorias dupla geral e quarteto misto. Os quartetos, obrigatoriamente, devem ser formados por mulheres e homens com, pelo menos, um representante de um dos gêneros (três homens e uma mulher, por exemplo). Já nas duplas a formação é livre.


Para segurança dos atletas, são exigidos pela organização equipamentos certificados pelas normas da ABNT para a prática do rapel e é indicado o uso de roupas que protejam contra sintomas de hipotermia, por haver prova noturna na água. Os atletas também devem estar munidos de equipamentos para iluminação. Cada equipe precisará apresentar um aparelho celular lacrado o início da prova e no final, devendo utilizá-lo apenas em casos de emergência.


Modalidades Esportivas do Campeonato Brasileiro


- Orientação mapa e bússola
- Mountain Bike
- Canoagem
- Trekking
- Rapel


Cronograma da competição
Sexta (15)


Das 14h às 19h: recepção e checkin das equipes e entrega do kit/mapas, em Santa Isabel;
Das 19h às 20h30: abertura do evento em Santa Isabel


Sábado (16)


8h: largada no Vale do Moxuara


Domingo (17)


Meio-dia: encerramento de prova no Vale do Moxuara


Informações: 9 9983-5221





Informações à Imprensa:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável:Marcelo Pereira