Abertura dos Jogos Rurais em Vale dos Reis empolgou os estudantes para a competição
Por Marketing, postado em 14/11/2013

Oito escolas municipais competirão nos Jogos Rurais na disputa por troféus.FOTO:Semco Claudio Postay
Com direito a pira olímpica, estudantes de oito escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), localizadas no entorno da zona agrícola de Cariacica, deram lançamento aos Jogos Rurais. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (13), na quadra da Emef Antero José, em Vale dos Reis, e contou com diversas apresentações culturais como dança, congo, banda marcial, além da apresentação das equipes que disputarão troféus no futsal e corrida rústica. A competição será realizada pela Secretaria de Educação (Seme), por meio da gerência de Desporto Escolar.
O secretário da Seme, Saulo Andreon, acredita que os Jogos Rurais terão o mesmo impacto positivo do Jogos Estudantis (Jemc). A expectativa de Andreon é premiar todos como vitoriosos pela grande participação e integração. “A promoção do esporte, enquanto prática saudável, é uma grande conquista da educação. Com os jogos, disseminamos a cultura e interação dos estudantes. Outro ponto bem cativante é o comprometimento dos professores durante todo o processo”, afirmou.
Para representar as localidades que as escolas participantes estão inseridas, cada uma trouxe produtos rurais que movimentam a economia de seu local de origem. Dentre muitos, a banana, maior produto agrícola de Cariacica, era o grande destaque das apresentações, que foi representado também em forma de música pelas alunas da Emef Luzbel Pretti. De saia florida e rodada, elas coreografaram a música sobre João Bananeira com muito gingado.
Um aluno que fez bonito e levantou a torcida que assistia a todas as apresentações foi o Jaiderson Lima, 16 anos. Ele é aluno da Emef Euvira Benedita Cardoso da Silva, do bairro Novo Brasil, e integra a banda marcial da Emef Antero José. Com um microfone e muita desenvoltura no palco, o estudante entoou uma performance vocal típica do hip hop, o chamado beatbox. A façanha consiste na arte de reproduzir sons de bateria e percussão com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais. A galera que conferiu aprovou os efeitos sonoros de Lima, principalmente, quando ele cantou o dance “Pa Panamericano”, de Yolanda Be Cool.
O diretor da Emef da Emef Antero José, Magno Luiz de Souza, acha muito importante inserir as escolas da área agrícola, visto que muitos estudantes moram na zona rural e se deslocam diariamente para as unidades de ensino. “Aqui em nossa escola, por exemplo, chegam dois ônibus diariamente, nos dois turnos. Vai ser uma grande honra participar dos jogos. Espero que todos entrem no clima de amizade integrando a cultura rural e local”, comentou Souza.
As partidas de futsal começam na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, na Emef Valdici Alves Baier, em Areinha. No dia 23, é a vez dos atletas das mesmas Emefs participarem da corrida rústica, com largada às 9h, em Roda D’Água.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira
Anexo(s)
Confira a tabela dos Jogos Rurais: