Cmei Maria Inês Gurtler realiza II Semana Literária
Por Tamiris Cowosque, postado em 21/09/2018
Fotos Claudio Postay
Contação de história, apresentações musicais, presença de artistas capixabas e inauguração da armarioteca foram as atrações da II edição da Semana Literária realizada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Inês Gurtler, no bairro Liberdade. O evento, que teve início na última quarta-feira (19) e acontece até esta sexta (21), está proporcionando vários momentos de aprendizado, tanto para as crianças, quanto para os pais, que estão acompanhando juntinho dos pequenos.
A literatura capixaba foi a peça chave no projeto e, após uma conversa com a equipe, surgiu a ideia de convidar os escritores locais para participarem da Semana Literária da escola. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Patrícia Hansen, dar seguimento ao projeto foi uma solicitação da comunidade, que sempre abraçou as atividades propostas pelo Cmei. "Ao término do projeto que aconteceu ano passado, os pais comentaram sobre o interesse das crianças em ter o momento de leitura em casa com eles. Isso foi fortalecendo a vontade de dar continuidade ao projeto e assim também nasceu a armarioteca", contou.
A armarioteca é uma biblioteca ambulante, que foi construída voluntariamente com o auxílio de um funcionário da escola, o Seu José Moisés, que usou madeiras reutilizáveis na montagem. "Foi um prazer ajudar as crianças a terem esse armário cheio de livros. Me sinto muito feliz em poder ajudar. Faço de coração e, ver a alegria deles é a melhor parte", destacou.
Vários escritores capixabas estiveram presentes no evento e bateram um papo com a criançada, entre eles, Marcos Bubach, Antonio Barbosa, Silvana Pinheiro, Marta Samor e Cinthia Pretti.
Para Elaine Cristina Assis, mãe do pequeno Vinicius Assis, de 5 anos, estas atividades promovidas pela escola também despertam o interesse dos pais pela leitura. "O projeto não incentiva só os alunos. Nós como pais também entramos nesse mundo quando estamos fazendo as atividades com eles e, eu sempre procuro ler e participar das atividades com ele em casa. O Vinicius se envolve muito e adora as apresentações da escola", frisou.
A armarioteca está disponível para atender toda comunidade escolar. Quem tiver interesse, pode fazer o cadastro e retirar os livros na escola. Além disso, a escola também está recebendo doações de livros de literatura e, para doar, basta entrar em contato com no telefone 3316-9451.