Pluviômetros serão instalados no município para prevenir desastres

Moradores de áreas com risco de desmoronamento serão orientados quando houver perigo com as chuvas.FOTO:Semco

Moradores de áreas com risco de desmoronamento serão orientados quando houver perigo com as chuvas.FOTO:Semco


A prevenção de desastres provocados pelas chuvas ganha um importante aliado, em
Cariacica. São 11 pluviômetros automáticos, com capacidade para medir, em tempo real, a precipitação pluviométrica e o risco de desmoronamentos de encostas. Os equipamentos serão instalados, neste mês de novembro, em 11 bairros da cidade, incluindo oito escolas e duas unidades de saúde municipais. A tecnologia de prevenção de tragédias integra um dos dois projetos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que preveem a instalação de pluviômetros automáticos e semiautomáticos nas áreas de risco de cidades brasileiras, sendo Cariacica um dos municípios contemplados no país.


A equipe do Cemaden tem previsão de chegar a Cariacica na próxima semana e será responsável por trazer e instalar os equipamentos neste mês de novembro. “Após a instalação dos pluviômetros automáticos, serão feitas novas vistorias para instalação dos pluviômetros semiautomáticos previstos no projeto”, disse Marcos Paulo Fonseca, agente da Defesa Civil de Cariacica. Os aparelhos semiautomáticos necessitam do envolvimento das comunidades, que terão moradores treinados para monitorar os dados. Os aparelhos ficam, preferencialmente, em locais protegidos de furtos e danos, como imóveis públicos com vigilância e sedes de movimentos comunitários.


Automáticos
Os pluviômetros automáticos enviarão os dados sobre as quantidades de chuva, em tempo real e de forma automática, ao Cemaden, no campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, São Paulo, com repasse das informações à Defesa Civil municipal. Segundo a analista de pesquisa em hidrologia do Cemaden, Rochane de Oliveira Caram, cada pluviômetro automático enviará informações sobre a quantidade de chuva de 15 em 15 minutos. “É tempo suficiente para a tomada de medidas emergenciais”, contou.


Em julho, a Defesa Civil de Cariacica participou de uma reunião com outros municípios capixabas selecionados para o projeto “Pluviômetros nas Comunidades”. Foi na sede da Defesa Civil Estadual, em Vitória.


cemaden2


Na época, uma equipe do Cemaden e o coordenador da Defesa Civil municipal, Jarbas Siqueira, catalogaram os locais de risco nos bairros Alto Lage, Itaquari, Sotema (fundos de Alto Boa Vista), Porto de Santana, Santa Cecília e Nova Brasília. No país, o projeto prevê a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos e 1.400 automáticos.


 

 

 

Locais onde serão instalados os pluviômetros automáticos em Cariacica:


- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Augusta Tavares, em Jardim Botânico.
- Emef Renascer, em Padre Gabriel.
- Emef Virgílio Francisco Schwab, em Porto Belo I.
- Emef Valdici Alves Baier, em Areinha.
- Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde.
- Emef Arthur da Costa e Silva, em Aparecida.
- Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, em Maracanã.
- Sede da secretaria municipal de Educação, em Itaquari.
- Unidade de Saúde de Nova Rosa da Penha I.
- Unidade de Saúde de Bela Vista.
- Torre da Fundação Nossa Senhora da Penha do Espírito Santo – Rádio América, em Vera Cruz.


Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira