Alunos mostram seus talentos na primeira audição do 'Vem Cantando'
Por Tamiris Cowosque, postado em 25/09/2018
Fotos Claudio Postay
De um lado, mãos trêmulas, ansiedade e expectativas a mil. Do outro, olhos e ouvidos atentos e muitas anotações. Foi nesse cenário que aconteceu a primeira audição do festival “Vem Cantando”, no Centro Cultural Frei Civitella, nesta terça-feira (25). O evento faz parte da I Mostra de Música das Escolas de Cariacica.
O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada, e pretende dar oportunidade aos alunos da rede de mostrar seu talento na área musical. Os primeiros candidatos a subirem no palco foram os alunos das escolas das Regiões 1 e 2. Todas as audições serão abertas ao público. Lembrando que as próximas audições estão previstas para acontecer até o dia 11 de outubro. Ao todo, foram 386 alunos inscritos nas três categorias do festival: intérprete, composição e conjunto (coral, dupla, instrumentos).
O professor de música e jurado do festival, Fernando Sarquis, destacou que o projeto abre portas para descobrir novos talentos da rede municipal. “Nem toda criança sabe que tem o dom ou o talento para a música. Estas atividades incentivam e oportunizam estes alunos a terem uma vivência artística no meio musical e a se interessarem pela arte”, frisou.
A pequena Ester Souza de Oliveira, apesar da pouca idade, já sonha grande. No alto dos seus 10 anos, a garotinha já sabe o que quer fazer no futuro: “cantar profissionalmente e seguir carreira”, responde de forma rápida ao ser questionada. Assim que a notícia do festival chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laurinda Pereira do Nascimento, onde estuda, ela se inscreveu.
Para a mãe de Ester, Márcia Gomes de Souza, 41, essa é a oportunidade que a filha tem de mostrar o que mais gosta de fazer. “O festival de música foi uma surpresa para mim. A Ester gosta muito de cantar e se realiza na igreja. Estou com muita expectativa, feliz pela iniciativa e torcendo bastante para que ela avance cada vez mais nessa área que tanto ama, que é a música”, explica a mãe da menina.
Outra aluna que participou da audição foi Maria Eduarda de Araújo, de 11 anos. A tia da menina, Débora Cristina Gomes, 42, afirma que o talento da sobrinha foi identificado na Emef Laurinda Pereira do Nascimento. “A Maria Eduarda é uma menina muito espontânea e o professor viu que ela tem uma vocação para a música. Em casa, ela se expressa muito bem e, com isso, desenvolveu o gosto pelo canto”, contou Débora.
Maria Eduarda garante que gosta muito de cantar, mas, pretende levar a vida acadêmica para outra área. “Profissionalmente, penso em ser bióloga, mas também gosto muito de cantar. Se um dia chegar a ser cantora, não quero deixar meu sonho da faculdade de biologia para traz”, disse. “Neste momento, estou um pouco nervosa para a apresentação, mas super feliz”, completou.
Segundo o professor Fernando Sarquis, a música tem enorme contribuição na formação e construção social dos alunos. “Para a formação integral e cidadã do ser humano, a música é fundamental. Ela tem o poder de sensibilizar e também abre questionamentos, desenvolve pensamentos críticos e agrega culturalmente. Por isso, esse festival é de grande importância para a Educação”, frisou.
Saiba a data das próximas audições
- Polo II - As audições das escolas das regiões 3 e 4, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 27 de Setembro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.
- Polo III - As audições das escolas das regiões 5, 6 e 7, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 02 de Outubro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.
- Polo IV - As audições das escolas das regiões 8, 9 e 10, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 04 de Outubro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.
- Polo V - As audições das escolas das regiões 11 e 12, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 11 de outubro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.
Confira as fotos da primeira audição do 'Vem Cantando'