![IMG_0448](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/09/IMG_0448-300x200.jpg)
Na última sexta-feira (28), o teatro do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, ficou lotado. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes para acompanhar os espetáculos de encerramento do Circuito Ambiental Alman’Arte. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e trabalhou nos últimos cinco meses com professores e alunos de quatro escolas da rede municipal levando atividades culturais e musicais a fim de promover a preservação e proteção do patrimônio natural e ecológico da Reserva Biológica de Duas Bocas, área rural de Cariacica. Todas as apresentações foram abertas ao público e até o João Bananeira compareceu para agitar a criançada.
Alunos e professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cleto Prudêncio, Benedito Ribeiro, José Luís Araújo e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedita, organizaram e participaram das apresentações musicais, dos teatros e das estórias cantadas.
![IMG_0491](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/09/IMG_0491-300x200.jpg)
Para a pedagoga do Cmei José Luís Araújo, Sonany de Almeida, além da participação dos pais dos alunos, o empenho de toda a equipe foi fundamental para a realização dos projetos propostos. “Nós trabalhamos muito as questões de sustentabilidade. O lixo que vira luxo e também a revitalização de espaços da nossa escola, como o muro que foi pintado com tema de brincadeiras antigas, que teve o auxílio dos pais na execução. O projeto oportunizou a interação de toda a comunidade escolar, o que é muito interessante para encurtar a relação entre família e escola”, destacou.
Dentre diversos olhos atentos às apresentações, a dona de casa Liliane de Jesus, 37, conta da emoção de ver o desenvolvimento educacional da sobrinha, Yasmin de Souza, 8, que é aluna do 2º ano da Emef Euvira Benedita e da felicidade de estar pela primeira vez, tendo a oportunidade de acompanhar uma apresentação em um teatro. “A apresentação da Yasmin foi linda. Essa é uma forma de educar as crianças para a preservação do meio ambiente, cuidado com a natureza e economia de água. Esses projetos precisam ser mais trabalhados, pois é necessário a conscientização dos alunos e dos responsáveis, porque estamos acompanhando todo esse processo. Além disso, é a minha primeira vez no teatro e estou impressionada”, frisou.
![IMG_0621](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/09/IMG_0621-300x200.jpg)
Uma das educadoras do projeto, Renata Weixter, explica que o foco do projeto foi reestruturar a cultura dos pais, alunos e professores da região da reserva para que a área fosse preservada. “Nós observamos queimadas nas pastagens, caça de animais e depredação no local, o que atinge a reserva negativamente. Com isso, vimos a necessidade de mudar essa cultura da região por meio da arte e cultura. A música muda e constrói, principalmente nesta idade, em que as crianças estão em fase de descoberta. Várias ações foram realizadas nas escolas e tudo o que foi mostrado hoje é fruto desse trabalho. Estamos muito felizes com o resultado”, contou.
Confira abaixo as fotos da apresentação