Realidade que inspira: alunos se apresentam no Vem Cantando com letras autorais

484f337f-6457-4810-92ed-37cf75781aa3O palco do Centro Cultural Frei Civitella vem dando oportunidades além da mostra de talentos na música. A realidade em que cada aluno está inserido e a bagagem que ele carrega faz com que os estudantes da rede municipal tornem-se grandes escritores e poetas. Na última audição do ‘Vem Cantando’, ocorrida nesta quinta (4), letras de canções e poesias autorais marcaram as apresentações das Regiões 8, 9 e 10. Dessa vez, a realidade virou poesia, e, a poesia virou música.


Esse é o caso da aluna Ruttielly Guilhermino da Silva, de 16 anos. A estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anthonius Lute, em Nova Esperança, apresentou para os jurados uma poesia que foi cantada ao som do rap, juntamente com as batidas do beat. A canção abordava um tema muito atual e que, infelizmente, está atrelada à realidade de muitas pessoas: a violência contra a mulher.1b2697dc-eea7-422e-b5d4-b8639310bed0


“Sempre tive um caderninho de poesias em que escrevo sobre temas, como carinho e afeto. Porém, quando presenciei uma história de violência num relacionamento abusivo bem próximo a mim, fui me inspirando para escrever poesias e músicas com esse tema. Estamos vivendo numa época em que as mulheres, ainda, vivem coagidas e sofrendo porque os homens acham que elas são objeto e não conseguem enxergar que isso é ruim”, explicou a aluna.


Com apenas 16 anos, a adolescente conta que sente necessidade de mostrar o que já viveu. Segundo ela, a I Mostra de Música das Escolas foi um momento único. “Pude descrever meus sentimentos. Sempre quis ser ouvida por alguém para expressar tudo que sinto. Quero mostrar que me entristece ser mulher e precisar passar por situações que não concordo com relação à falta de respeito das pessoas”, frisou.


7d087f31-0902-489b-97e3-8aac8e5e004dA diretora da unidade de ensino, Ana Paula de Oliveira dos Santos, também é moradora da região e explica que conhecer a comunidade como um todo facilita o seu relacionamento com os adolescentes do colégio. “As apresentações da nossa escola foram inspiradas e voltadas para a vivência de cada um. A violência contra mulher é uma realidade que, infelizmente, está sendo vista por todo canto. Sinto-me na obrigação de auxiliar esses meninos a enxergar o mundo fora do bairro e conquistar oportunidades que muitas pessoas não tiveram. Por isso, é preciso abrir o horizonte e, por meio dessa cultura, tem sido fascinante e prazeroso”, contou a diretora.


Ainda faltam duas audições para os alunos inscritos na mostra se apresentarem. Acompanhe e prepare sua torcida. Confira as próximas audições:




  • Polo IV – As audições das escolas das regiões 8, 9 e 10, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 04 de Outubro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.*

  • Polo V – As audições das escolas das regiões 11 e 12, serão realizadas no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella di Trento, situado na Av. Expedito Garcia, 220 – Campo Grande, no dia 11 de outubro de 2018, no horário Matutino de 8 às 11h e Vespertino no horário de 13 às 17h.


Confira algumas fotos da última audição do 'Vem Cantando'