Exposição resgata história contemporânea de Cariacica a partir da memória de seus moradores
Por Marcelo Pereira, postado em 24/10/2018
Fotos Acervo particular/divulgação
Uma história feita a partir das lembranças de homens e mulheres comuns, que viveram o cotidiano da cidade e testemunharam as transformações das décadas de 50 a 70. Assim é a proposta do inventário "Memórias Afetivas de Cariacica", que será lançado nesta sexta-feira (26), às 9h, na Associação de Moradores de Itacibá, em Itacibá. O projeto, em formato de DVD, recebeu recursos da Lei João Bananeira, de incentivo à cultura, no valor de R$ 19.666,00. O DVD traz os depoimentos gravados de moradores dos bairros de Itacibá, São Benedito, Oriente, Vila Palestina, Morada de Santa Fé, Alto Boa Vista e que contaram as mudanças nos locais e nos costumes. Será feita ainda uma exposição de banners com reproduções das fotos antigas com abertura na segunda-feira (29), na Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande.
![Bairro Sotema](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/10/Bairro-Sotema-300x193.jpg)
Moradores na rua Manoel Novaes, considerada a primeira rua do bairro Sotema. Foto tirada em 3 de março de 1968.
O trabalho foi desenvolvido entre janeiro e setembro deste ano por uma equipe técnica, composta por produtores e agentes culturais com formação em Direito, Arquivologia, História, Biblioteconomia, Pedagogia e fotografia. "Nosso trabalho foi executado a partir de encontros com esses homens e mulheres indicados pela Associação de Idosos de Cariacica. Nessas rodas de conversas resgatamos aspectos e detalhes apontados por essas pessoas que complementam a história oficial", destaca o arquivista Anderson Gomes, um dos integrantes da equipe responsável.
Impressões
Além das rodas de conversa, os entrevistados colaboraram deixando à disposição seus acervos pessoais de fotografias. "Com o aspecto afetivo, a gente alcance detalhes da vida da cidade que a historiografia oficial não consegue. Por exemplo, um morador tem o registro de um carnaval de congo de máscaras em Boa Vista nos anos 50. E outro nos mostrou como era o início do bairro de Sotema, antes da chegada das oficinas de vagões da Vale, que iriam impulsionar obras nele e em outros bairros como Itaquari", descreve. Foram também utilizados fotografias do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das paróquias católicas Santa Maria Goretti (Jardim América) e Bom Pastor (Campo Grande).
Na análise dos pesquisadores, os relatos têm em comum um certo saudosismo dos tempos de uma vida simples. "Outro ponto é que a cidade era percebida como um local de passagem já que muitos dos nossos entrevistados não haviam nascido aqui", destaca.
As informações vindas dessas pessoas foram cuidadosamente confrontadas com a história oficial. "Muito do que eles percebiam foi comprovado. Por exemplo, a origem do nome do bairro Campo Grande foi por causa de um campo de futebol do time Espírito-Santense, uma área enorme onde hoje é um hospital particular na avenida Ministro Eurico Salles de Aguiar", explica. Tudo o que não foi comprovado foi sinalizado como relato.
O DVD, com tiragem de 500 cópias, será distribuído à bibliotecas e centros culturais e estará à disposição gratuitamente para a população. Será feita ainda uma exposição fotográfica itinerante. Os pesquisadores mantêm uma página no Facebook, detalhando suas entrevistas e pesquisas.
Serviço:
LANÇAMENTO DO INVENTÁRIO E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MEMÓRIAS AFETIVAS DE CARIACICA
Lançamento do inventário e exposição fotográfica "Memórias Afetivas de Cariacica"
Quando: nesta sexta-feira (26), às 9h.
Onde: Associação de Moradores de Itacibá, Rodovia Governador José Sette, 931, Itacibá, Cariacica.
Informações e pedidos do DVD: (27) 9 9700-2933
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MEMÓRIAS AFETIVAS DE CARIACICA
Quando: abertura, segunda (29).
Onde: Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, Rua Santa Marta, 12, Campo Grande. De frente para a Boate Di Jorge.
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Duração: até 12 de novembro.
Informações: 3386-3376