Família e escola: uma parceria que dá certo
Por Tamiris Cowosque, postado em 24/10/2018
Fotos Claudio Postay
A equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Custódia de Jesus, em Porto Belo I, realizou, na manhã desta quarta-feira (24), um piquenique literário do projeto ‘Camilão, o comilão, com as turmas de 4 anos. A ação também contou com a presença dos pais dos alunos. A proposta é que a interação entre família e escola seja um fator determinante para um maior envolvimento e desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
Sentados em cangas, os pais, juntamente com os pequenos, ouviram com atenção a história do porquinho. Na contação, o bichinho comilão e muito amigo, usou sua esperteza para compartilhar alimentos com os colegas. A intenção é de incentivar a leitura e valores, como: partilha, socialização, convivência. Além de alimentação saudável, matemática e linguagem oral. Para fechar a comemoração, após a historinha, aconteceu um lanche compartilhado entre as famílias.
A diretora do Cmei, Andreia Rosetti, explica que o projeto vem acontecendo desde setembro e procura promover a integração dos alunos. "É uma forma de aumentar a participação da família na escola. É muito importante desenvolver nas crianças a imaginação e o interesse pela leitura. Essa comemoração foi pensada para os pais acompanharem essa fase e os resultados das atividades propostas em sala de aula”, contou.
Toda a família do pequeno Yuri Lima, de 4 anos, compareceu à escola para acompanhar a atividade. De acordo com os pais do menino, Eric Lima e Gerciana Vieira, a criança possui deficiência cognitiva, o que causa dificuldades na aprendizagem em geral.
O casal destacou que é notável o desenvolvimento do filho que, hoje, convive muito bem com os coleguinhas da turma. “São várias atividades durante o ano e, poder participar, é gratificante. No início foi difícil, mas hoje, percebemos uma melhora no comportamento dele com as outras crianças. Essa socialização que o projeto traz está fazendo a diferença na vida do nosso filho”, frisou o pai.
Confira as fotos do piquenique literário do Camilão: