Seminário sobre Educação Especial Inclusiva debateu sobre trabalhos de professores da rede

Pelo segundo dia consecutivo, profissionais do magistério ligados à educação especial inclusiva da rede municipal de educação expuseram trabalhos e compartilharam experiências no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A iniciativa tem por objetivo discutir práticas pedagógicas, suas implicações no contexto escolar e os processos de inclusão dos alunos da Educação Especial, e foi realizada pela Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional (CDI), da Secretaria Municipal de Educação (Seme).




Ione é Coordenadora da Educação Inclusiva em Cariacica

Ione é Coordenadora da Educação Inclusiva em Cariacica


Ione Aparecida Santos Dias é Coordenadora da Educação Inclusiva. Ela abriu o evento lembrando do tanto que Cariacica evoluiu nesta área, reconhecendo que ainda há passos a serem dados, mas falou da importância de compartilhar com outras cidades. "Já podemos convidar professores e pessoas de outros municípios para discutir conosco,  pois tempos aqui trabalhos muito bons, experiências e projetos a compartilhar", analisou.


Já o secretário de educação, José Roberto Martins Aguiar, informou que um dos pontos de pauta trabalhados no comitê gestor de políticas sociais, incluindo várias secretarias, a educação inclusiva tem destaque. Neste âmbito já foi definido, por exemplo, que os professores terão uma publicação oficial a partir de 2019 para exporem seus trabalhos. "Hoje temos produção e publicações ricas, mas que ficam nas gavetas por falta deste espaço. Ainda em 2019 vamos providenciar isso, também como forma de valorização do magistério", anunciou.




O prefeito Juninho celebrou o seminário falando da importância do poder público nas políticas de inclusão

O prefeito Juninho celebrou o seminário falando da importância do poder público nas políticas de inclusão


O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, apontou o papel importante que o poder público tem de mudar a vida das pessoas que necessitam uma educação especial e salientou o papel do profissional a frente deste trabalho. "O trabalho que estes profissionais fazem é de extrema importância. Por isso, nosso novo desafio, é ampliar as formações para outros técnicos da educação afim de tornar nossas escolas cada vez mais acolhedoras e inclusivas".


Atendimento Educacional Especializado

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.


O Atendimento Educacional Especializado acontece no contraturno escolar, realizado por profissionais da Educação Especial. Eles utilizam recursos e serviços de tecnologia assistiva que facilitam o acesso à comunicação, locomoção e ao aprendizado em geral. A Prefeitura de Cariacica também disponibiliza veículos adaptados para o transporte de alunos em uso de cadeiras de rodas.