Prefeito Juninho decreta situação de Emergência em Cariacica

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, frente ao volume de chuva e número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil, considerando o número de famílias desalojadas até o momento, declarou, por meio do Decreto nº 178/2018, publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (9), estado de emergência nas áreas afetadas de Cariacica.


Em cerca de 24h foi registrada em Cariacica precipitação de 162,47mm, tomando como base dados da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). Este volume significa que choveu, de forma concentrada, além do esperado para os 30 dias de novembro. Até o início da noite desta sexta-feira, a Defesa Civil Municipal de Cariacica atendeu a 149 chamados, identificando 83 famílias em estado de emergência e 59 desalojadas. A equipe permanece de plantão contínuo até o fim do período de chuva forte.


Pelo decreto ficam autorizados os agentes da Defesa Civil a entrarem em residências ou propriedades privadas para prestar socorro ou determinar evacuação, bem como utilizar de propriedades privadas para prevenir circunstâncias que comprometam a segurança de pessoas, sem prévia autorização do proprietário, entre outras deliberações.


A decisão de decretar estado de emergência foi tomada com base numa resolução do Comitê de Prevenção aos Desastres Naturais, composto pelas secretarias de Governo, Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Defesa Social Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da superintendência de Comunicação, coordenado pelo prefeito da cidade.


A Prefeitura reitera que em caso de risco à vida, a pessoa deve procurar local seguro e acionar imediatamente a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 98831-6000.



Prevenção


Desde 2013, ano em que foi registrado o maior volume de chuva na série histórica para o período, Cariacica toma uma série de medidas preventivas de preservação da vida de famílias que vivem em áreas de risco. Neste período já foram construídos muros de arrimo e instaladas geomantas em 58 mil metros quadrados de encosta, atendendo diretamente a mais de 25 mil pessoas. Também em 2013 foi criado o Comitê de Prevenção aos Desastres Naturais que consegue responder prontamente em casos como este, alcançando maior eficiências nas ações de acolhimento e prestação de socorro das famílias afetadas.