Feira Literária promove oficinas de trovas poéticas e lançamentos de autores locais

Entre os destaques deste segundo dia da 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari), um concurso relâmpago de trovas poéticas animou a tarde dos participantes no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Mais tarde foi a vez de um lançamento literário coletivo com autores locais.

A disputa foi feita após uma oficina de trovas, ministrada pelo poeta trovador e presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas IMG_2416Trovadores (ACLAPT – CTC), Clério José Borges. Ele ficou impressionado com o potencial de Cariacica. "O segundo colocado foi da própria cidade. Todos tiveram um tempo curtíssimo para desenvolver os IMG_2452versos sob a temática do amor. E o morador daqui, o produtor cultural Edival de Souza, se saiu muito bem. Isso prova o quanto o município só tem a ganhar ao estimular a literatura e a arte da escrita com eventos do formato  desta feira literária", destacou. Em primeiro lugar,  ficou o presidente estadual da União Brasileira dos Trovadores (UBT), Edy Soares, de Vila Velha. Já outro trovador, Emílio Soares da Costa, de Vitória, obteve o terceiro lugar.

Para o presidente da ACLAPT - CTC, é fundamental para a literatura um calendário frequente de feiras literárias e o apoio do poder público. "O que está acontecendo em Cariacica nesta Flicari é muito estimulante e maravilhoso. A feira daqui dialoga com os estudantes, incentivando que essa garotada se apaixone pelas letras, formando uma geração de leitores e futuros escritores. Além disso, privilegia os autores locais, numa vitrine envolvente", destaca. IMG_2457

Destaques

Escritores de Cariacica e da Grande Vitória encerraram as atividades da tarde fazendo um lançamento coletivo de suas obras, muitas delas que foram publicadas graças à Lei João Bananeira, de incentivo IMG_2472cultural. Entre os participantes, a escritora Idayana Borchadt, autora de “O Som das Estrelas Caídas”, que lembrou que 2018 finaliza com importantes acontecimentos para a classe de escritores da cidade. "A nossa Feira Literária (Flicari) é um grande marco para a produção literária de Cariacica pois demonstra que temos, sim, escritores e poetas, colocando a cidade no mapa da literatura. E outra grande conquista é a criação da nossa Academia Cariaciquense de Letras, que será um marco em nossa história", apontou.

A 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari) é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e pela Academia Cariaciquense de Letras (ACL).

Programação da 1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari): 

Sábado (1°/12)

13:00 – Credenciamento
14:30  – Amigo Livro – evento Amigo Livro com Show do Livrão, sorteios e lançamento de livros com os escritores Tammy Luciano e Chris Melo
19:00 – Encerramento da Flicari: sarau lítero-musical com a cantora Thayz Ferreira e cerimônia de encerramento oficial da FLICARI com o presidente da ACL.
19:00 – Apresentação de balé com o Studio de Dança Jaqueline Alves, no primeiro andar – Teatro 


Serviço:

1ª Feira Literária de Cariacica (Flicari)

Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica.

Quanto: entrada gratuita.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult) e Academia Cariaciquense de Letras (ACL).

Informações: (27) 9 9512-2130.