I Seminário de Práticas Pedagógicas destaca trabalhos e conquistas de professores em sala de aula
Por Marketing, postado em 05/11/2013

Professores de diferentes áreas apresentam seus trabalhos no Seminário durante esta semana.FOTO:Semco/Lucas Calazans
Durante esta semana, de 4 a 8 de novembro, professores de diferentes áreas da rede municipal de Cariacica se reúnem na secretaria de Educação (Seme) para apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano de 2013. Com isso, os educadores trocam experiências e prestigiam os projetos dos colegas. O evento se estenderá até dezembro e reunirá profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização (Pnaic), Educação Infantil e Especial.
O secretário da Seme, Saulo Andreon, comenta que o Seminário servirá para dar uma abordagem diferenciada aos trabalhos desenvolvidos nas escolas. “Extraímos o que há de bom nas escolas e, principalmente, o reconhecimento aos esforços dos professores”, ressaltou.
A professora de Português da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Fabiana Rocha Soares, desenvolveu o trabalho “Figuras de Linguagem” com alunos dos 7º e 8º anos. Ela observou que a maior dificuldade dos estudantes era escrever textos e, a partir disso, estruturou o foco de seu projeto. “Trabalhamos textos literários, anúncios e letras de músicas para que os alunos aprendessem cada uso de linguagem e suas diferenças. Percebi que eles melhoraram muito e o resultado foi confirmado com os trabalhos e provas aplicadas”, informou.
Já a professora de Inglês da Emef Rosa da Penha, Aline Monteiro Falquetto, aproveitou o momento histórico das manifestações de rua e a Copa do Mundo no Brasil em 2014 para montar o projeto de sua disciplina. “Pensei em aguçar o senso crítico das turmas do 6º ano com o trabalho ‘Copa do Mundo no Brasil 2014’. Achei meu dever culminar em sala de aula o que está acontecendo com o lado de fora. Com isso, trabalhamos o inglês com mais facilidade, incluindo assuntos mais próximos de cada estudante”, declarou.
Trabalhos do Mais Educação também têm destaque no Seminário. As oficinas de letramento e matemática, que são ministradas no contraturno escolar, alcançam 39 escolas da rede desenvolvendo práticas diversificadas como canto coral, teatro, dança e outros. Essas atividades foram expostas em banners para que todos conheçam o que é desenvolvido. O programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal com participação do Governo do Estado e municípios. É feito um link com o ensino regular objetivando o desenvolvimento no ensino aprendizagem.
A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, de Roda D’Água, tem muito que comemorar durante o evento. Este ano, a escola ganhou o primeiro lugar no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente na categoria “Projeto Escola” com o projeto intitulado “Agir Local para o Bem Global”. Uma aluna da instituição também foi premiada com a melhor redação, reflexo de um trabalho estruturado pelo corpo docente. A última conquista da escola foi o filme de animação “Amor Mascarado”, produzido pelos estudantes. O curta integrou o projeto “Povos e Mangues: O Audiovisual na Educação Ambiental de Cariacica”, proposto pelo cinegrafista Josenildo Neves.
Cronograma:
4 a 8 de novembro - Professores de Áreas - 7h30 às 11h30 ou 13h às 17h
9, 23 e 30 de novembro - Alfabetização (Pnaic) - 8h às 12h ou 13h às 17h
14 de novembro - Bibliotecários e Agentes de biblioteca - 13h às 17h
22 de novembro - Professores/as da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 18h às 22h
25 de novembro - Educação Infantil (acontecerá nos CMEI) - 7h30 às 11h30 ou 13h às 17h
5 de dezembro - Educação Especial - 18h às 22h
6 de dezembro - Educação Especial - 7h30 às 11h30 ou 13h às 17h
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira