Procon fiscaliza postos de combustíveis e lojas de conveniências
Por Analine Izoton, postado em 18/07/2014
Fotos Lucas Calazans
O Procon municipal iniciou uma fiscalização nesta sexta (18) em postos de combustíveis. A ação segue até a próxima terça-feira (22) e a previsão é percorrer todas as regiões do município.
Nas visitas, os fiscais conferem se as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, cabíveis aos postos e as lojas de conveniência, são cumpridas. É avaliada a especificação do produto, tanto os disponíveis nos banners, como nas bombas de combustíveis, observando se as informações estão expostas conforme está estabelecido pela legislação.
Outra preocupação em relação ao combustível é a conformidade com as normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os produtos em si devem apresentar as especificações determinadas pela agência. Por isso, foi realizado o teste do combustível, a fim de verificar o teor de álcool na gasolina. “O teste também pode ser solicitado pelo cliente. O frentista precisa atender o desejo do consumidor pois é um direito do cliente”, orientou a coordenadora executiva de Proteção e Defesa do Consumidor, Thaiz de Souza.
![RogérioLube_Procon](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/07/IMG_2883.jpg)
Para o empresário, Rogério Siqueira Lube, 37, a fiscalização é importante para melhorar o atendimento
O empresário Rogério Siqueira Lube, 37 anos, ao receber os fiscais no seu empreendimento aproveitou para solicitar orientações a respeito das especificações do valor do produto. “Qualquer ação que venha para beneficiar o consumidor é importante, pois contribui na melhoria do nosso atendimento e gostamos de andar corretamente. A ação nos ajuda porque a equipe veio orientar e não punir, explicando o que está errado e o porquê. Agora, temos um tempo para nos adequar”, avaliou Lube.
A fiscalização foi aprovada por Idebral Pinto Cordeiro, 65, morador de Itaguaçu, que antes de seguir viagem, passou para abastecer e trocar o óleo do veículo. “Uma ação fundamental para beneficiar a nós, consumidores, e garantir a qualidade do produto e do atendimento. Vocês estão de parabéns pela iniciativa”, elogiou Cordeiro.