Evento reúne economia solidária e artesanato com sucesso

A II Mostra de Produtos da Economia Solidária se firma e tornará a ser editada para amplificar o alcance deste trabalho dentro do município.FOTO:Semco/Lucas Calazans

A II Mostra de Produtos da Economia Solidária se firma e tornará a ser editada para amplificar o alcance deste trabalho dentro do município.FOTO:Semco/Lucas Calazans


A junção do artesanato com produtos da economia solidária se firma como uma parceria de sucesso. A nova experiência foi realizada durante a II Mostra de Produtos da Economia Solidária de Cariacica, realizada na tarde desta segunda-feira (4), organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur). Na exposição, estiveram nove grupos da economia solidária de Cariacica: Fazendo Arte, Grupo Cel, Sete M, Costumes Artes, Mulheres Sol, Mar e Sol, Figuras em Palha, Aproac e Capscidades.


O evento teve sua primeira edição como um teste, no mês de agosto, e agora se estabelece como um projeto que deu certo. Com o intuito de levar ao conhecimento da sociedade cariaciquense a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por artesãos e grupos de diversas comunidades, a Mostra também faz papel de divulgador do centro de comercialização da economia solidária, o Arte e Café, que será inaugurado até o final de 2013 em Itacibá.


Pela segunda vez os produtos foram expostos no saguão do Palácio Municipal da Prefeitura. Com esta ação, muitas pessoas que estavam com seu dia atarefado conseguiram apreciar trabalhos de qualidade. Este foi o caso do senhor José Antônio Campos, de Alto Lage. Aposentado, saiu de casa para ir à Prefeitura levar documentos e dar entrada de um processo no Protocolo Geral. Ele foi surpreendido com a exposição das peças e produtos e parou mais tempo em frente ao artesanato de reciclagem.


 

josecampos


“Gostei muito do trabalho de reciclagem de pneus. É uma ideia bem interessante, tanto por ser diferente de tudo que eu vi, quanto por evitar que eles tragam prejuízo ao meio ambiente. Aliás, os trabalhos de artesanato que conseguem aliar uso, beleza e reciclagem são os mais bacanas. Justamente por isso, gostei também dos relógios feitos de peças de bicicleta e moto.”, afirmou.


Mas não foi o único que teve esta oportunidade. Quem trabalhava no edifício também conseguiu reservar alguns momentos de contato com a produção. Cristiane Tereza Zottich da Silva e Cláudia Reis Gomes são recepcionistas. De camarote, enquanto trabalhavam, puderam acompanhar o evento.


 

recepcao


Para Cristiane (na foto, a primeira, da esquerda para a direita), o trabalho mais legal foi o apresentado pela artesã Marisa Joana, com as mini esculturas de palha. “Eu gosto muito de artesanato, inclusive já tentei fazer algumas peças. Depois disso passei a valorizar ainda mais esse trabalho, porque vi que não tinha habilidade alguma para isto”, contou, rindo.


A artesã Marisa Joana comemora o sucesso da Mostra e se mostra animada com a retomada do processo de popularização dos trabalhos que faz. “Essas ações tem nos ajudado muito. Eu estava parada, inclusive, mas agora voltei a produzir meu material. Estou empolgada. Vir aqui e compartilhar esses momentos com outros grupos que vivem de seus trabalhos manuais, ou de produtos que fazem dentro de suas próprias comunidades, é bem estimulante”, afirmou.


O gerente de Economia Solidária, Rafael Aquiles Coffler, contou que o momento é propício a este tipo de ação e que, mesmo após a inauguração do Arte e Café, as Mostras deverão ser mantidas. Ele indicou também que a próxima edição deve ser em outro local, para levar os trabalhos a um público maior. “A vontade agora é levar a economia solidária e o artesanato local para o Faça Fácil. Vamos negociar e ver se é viável. Seria fantástico termos este contato com tantas pessoas”, planejou.


 

II Mostra de Produtos da Economia Solidária


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans



Informações Adicionais:


Texto: Marlon Marques


Jornalista responsável: Marcelo Pereira