Exposição Coletiva de Fotografia Pinhole no Centro Cultural Frei Civitella

Com a expansão da tecnologia, a produção de imagens no dia a dia se tornou mais fácil e se expandiu. Para resgatar o olhar fotográfico, voltado à imersão e à reflexão, foi desenvolvida a Oficina de Fotografia “Pinhole”, entre junho e novembro de 2018. O resultado deste ciclo estará na Exposição Coletiva de Fotografia Pinhole, no Centro Cultural Frei Civitella, de 14 de dezembro a 14 de fevereiro.

O projeto, realizado com incentivo da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), foi baseado no método rudimentar de gerar fotos, que utiliza qualquer recipiente 100% vedado, com exceção de um pequeno furo “pinhole” - buraco de agulha - por onde a luz entra e projeta a realidade invertida.

É feito um convite à reflexão da fotografia produzida, já que cada foto é produzida de casa vez. A exposição reunirá imagens de naturezas diversas e dá espaço à percepção de memórias individuais e narrativas coletivas, que abraçam os campos documental e da arte.

As câmeras utilizadas foram todas construídas manualmente durante a oficina, utilizando materiais acessíveis de baixo custo. Latas e caixas foram carregadas com papel sensível à luz, que foi posteriormente revelado em um laboratório improvisado, à molde do imaginário coletivo, com luz de segurança vermelha e produtos químicos.

Serviço:

Exposição Coletiva de Fotografia Pinhole

Início: 14 de dezembro de 2018 (sexta-feira)

Horário: 18h

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Av. Expedido Garcia, 220, Cariacica - ES.

A exposição fica aberta para visitação até 14 de fevereiro de 2019, no 2º piso, de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Quanto: entrada gratuita

Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult)

 

Texto: Yvena Plotegher

Jornalista responsável: Alcione Coutinho