Manifesto LGBT dá cartão vermelho para o preconceito

As cores da bandeira do arco-íris pintaram as ruas de Campo Grande na tarde deste domingo (20). A quarta edição do Manifesto LGBT reuniu cerca de 10 mil pessoas, estimativa da Polícia Militar, em uma festa que conciliou a diversão com o combate ao preconceito. Com o tema “Seu preconceito é um gol contra”, o evento reuniu apoiadores da causa, simpatizantes e representantes de coletivos do movimento gay. A organização foi da Gerência de Direitos Humanos, lotada na Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit).

A concentração para a marcha do movimento começou às 15h, na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. Ornado com balões nas cores da bandeira LGBT, um trio elétrico dava apoio à caminhada, que saiu da parte onde ocorre a feira livre do bairro, próximo ao banco Santander, até a avenida Alice Coutinho, onde um palco já estava preparado para dar continuidade à festa. Durante o percurso, representantes de diversos grupos e coletivos ressaltaram a importância de Cariacica ter sido o primeiro município do Espírito Santo a ter um Conselho Municipal de Diversidade Sexual.

O professor Gean Carlos Nunes é um dos representantes da sociedade civil neste conselho. Para ele, a criação do órgão serve para resguardar os direitos já conquistados para os homossexuais. “É importante manter esse diálogo e cobrar mais políticas públicas a fim de acabar com o preconceito. No município nós já estamos conseguindo diminuir a discriminação. Graças a implementação do nome social nas escolas e a criação de um grupo de trabalho para discutir a diversidade sexual para professores, estamos avançando como uma sociedade mais democrática”, destaca.

O aposentado Edson Rogério Oliveira é morador do bairro São Geraldo, em Cariacica. Ele foi um dos organizadores de uma das primeiras paradas gays do estado, realizada em Vitória, em 2002. “É importante construir um calendário estadual do movimento e fazer manifestos e paradas em outros municípios. Temos que ampliar a discussão, levar nossa mensagem para outros lugares e, assim, combater o preconceito”, afirma.

Em sua quarta edição organizada com o apoio da Prefeitura de Cariacica, a parada gay já comemora dez anos sendo realizada no município. Para o coordenador de Diversidade Sexual da Semcit, Thiago Almeira, já é possível observar mudanças desde a primeira edição. “O casamento homoafetivo, o uso do nome social nas escolas, a criação do conselho nacional de diversidade sexual, entre outras políticas públicas que foram conquistadas, só demonstram o quanto as paradas são positivas. É importante se manifestar, se expressar e não ter medo de ser livre. Esta é a essência do evento de hoje”, explica.

Festa valorizou os principais clássicos da música pop

Foram com as batidas eletrônicas dos DJs Thiago Lugon e Rafa Arkanjo, que começou o 4 º Manifesto LGBT, ainda na concentração. Logo em seguida a cantora Vanessa Ferr comandou o trio elétrico até a avenida Alice Coutinho. Lá, a festa foi transferida para o palco principal, já no início da noite, com show da banda Hitmus que em seu repertório prestigiava grandes cantoras internacionais solidárias à causa gay, como Madonna, Beyoncé, Rihanna e Valesca Popozuda.

Confira a galeria de imagens do 4º Manifesto LGBT de Cariacica: