Abrigo municipal é pioneiro em cursos profissionalizantes no Estado

Os alunos Israel, Daniel e Cássia começam as aulas práticas de panificação ministradas pelo oficineiro Antônio Filho.FOTO:Semco/Lucas Calazans

Os alunos Israel, Daniel e Cássia começam as aulas práticas de panificação ministradas pelo oficineiro Antônio Filho.FOTO:Semco/Lucas Calazans


Usuários do Abrigo Municipal para Pessoas Adultas, em Vila Merlo, poderão ter uma profissão. A iniciativa é pioneira no Estado. O lançamento do Projeto de Oficinas Produtivas foi nesta segunda-feira (4). O objetivo do aprendizado é proporcionar autonomia, geração de renda e condição de retorno à sociedade a essas pessoas. A parceria com a associação Semeart, que administra o abrigo, permitirá que as pessoas atendidas aprendam a fazer, por exemplo, sabão, detergente e amaciante; pequenos reparos e manutenção doméstica; artesanato; e panificação.


Israel Ramos, Daniel Brasil e Cássia Gomes estão matriculados no curso de panificação. Ao lado do oficineiro Antônio Jorge Filho, entram na fase prática do aprendizado, após a conclusão das aulas teóricas. “Queremos ser profissionais”, garantiram. A padaria montada no local foi equipada com maquinário, como forno para 50 pães, e abastecida com matéria-prima, como sacas de trigo, fermento e fubá.


Segundo o presidente da associação Semeart, Uélide Gilberto da Silva, o que for produzido poderá ter uso próprio e também ser vendido como forma de manter o projeto. “Mais que retirá-los das ruas, queremos tirar a dependência que eles têm das ruas. O mais importante, aqui, é poder concretizar essa esperança”, definiu. Os ofícios serão ensinados por educadores com formação na área de aplicação das oficinas. O presidente explicou que o curso de artes e artesanato é voltado para pessoas com transtornos mentais e limitações de aprendizagem.


 

Oficineiro é exemplo


oficinapao2No início do ano, por dois meses, Claudiomiro Holz viveu em situação de rua, em uma obra abandonada, no bairro Rio Branco. Após ser agredido gravemente por um homem em situação semelhante a sua, ele precisou ser internado em um hospital e, depois de recuperado, foi encaminhado para o abrigo. A trajetória de Claudiomiro no local foi surpreendente. Passou de usuário do acolhimento institucional a educador social e oficineiro do curso de manutenção doméstica. “Sou um exemplo de que a superação é possível”, falou.


 

 

oficinapao3


Nas oficinas de material de limpeza, além de sabonetes (foto), sabão e amaciante, um dos destaques do leque de produtos fabricados pelos usuários do abrigo é o xampu para lavar carros. A oficineira Olga Sueli Veale tem 20 anos de experiência na atividade e garante a qualidade da produção. “Tudo é feito com muito critério. Temos capacidade para até 15 alunos por curso e queremos atender à demanda interna, mas também poder vender para o mercado e até para a própria prefeitura”, comentou. O telefone de contato para adquirir os produtos é o da associação Semeart, 3254-1274.


 

 

O gerente dos abrigos municipais, Ireudes Luiz da Silva, disse que as oficinas são a concretização de uma proposta feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no ano passado. “O ministério garantiu a verba para financiar algum projeto com pessoas em situação de rua, em Cariacica. Percebemos que a evasão era um desafio no nosso abrigo e pensamos em ensinar uma profissão, mantendo as pessoas no abrigo e dando condições para terem renda. Não conheço projeto semelhante no país”, concluiu. A subsecretária de Assistência Social do município, Lurdinha Zanon, destacou o pioneirismo do projeto e a dignidade proporcionada aos usuários do abrigo. Já o líder comunitário de Vila Merlo, Ademir Marim, comprometeu-se a colaborar com a iniciativa, buscando meios para a inserção dos alunos no mercado de trabalho da região. O Abrigo Municipal para Pessoas Adultas de Cariacica tem capacidade de atendimento para até 45 pessoas por vez.


Serviço


Oficinas produtivas no Abrigo Municipal para Pessoas Adultas


Local: Abrigo Municipal para Pessoas Adultas, na rua Osvaldo Azevedo, 90, em Vila Merlo, região de Cariacica Sede.
Informações: 3254-1274.



Lançamento do Projeto de Oficinas Produtivas no Abrigo Municipal de Adultos


Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans