Aluna da rede municipal fica em segundo lugar no estado em concurso de redação
Por Nayara Miranda, postado em 07/05/2019
Fotos Lucas Calazans
Estudantes de todas as redes, tanto públicas como particulares, participaram do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, Lívia Purcino, ficou em segundo lugar na etapa estadual.
O tema da redação era ‘Super-herói’, e Lívia, que atualmente cursa o 9º ano, usou a criatividade e conquistou lugar no pódio. “Escolhi falar no meu texto sobre o empoderamento feminino, sobre a luta das mulheres para conquistar direitos básicos, como o do voto. Falei de todas as mulheres, como super-heroínas, que buscam conquistar seus direitos todos os dias”, explica.
Lívia, porém, não pensava em participar no início. O pontapé foi da professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Gomes de Carvalho. “Insisti porque percebi que ela escrevia e argumentava bem, e orientei ela e os demais alunos que participaram sobre a carta argumentativa. O resultado é satisfatório e traz esperança para os alunos de escola pública, uma vez que disputamos com escolas particulares renomadas como Leonardo Da Vinci. Sem dúvida desperta novas expectativas e novos horizontes nessas crianças, e eles passam a acreditar que têm potencial e podem chegar aonde querem”, conta a professora.
Mais de 160 escolas no Espírito Santo concorreram. Somente o primeiro lugar foi para a disputa nacional, mas tanto Lívia como a escola ganharam prêmios em dinheiro dedicados a segunda colocação, além da medalha e do certificado.