Estação Cidadania Cultura recebe visita de representantes de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim
Por Nayara Miranda, postado em 08/08/2019
Fotos Lucas Calazans
Enquanto as crianças se dividiam entre as oficinas de violão e a escolinha de futsal na Estação Cidadania Cultura, localizada em Nova Rosa da Penha, representantes dos municípios de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim chegavam para conhecer o espaço, que se tornou referência em todo estado.
A visita foi realizada na manhã desta quinta-feira (08), e quem conduziu o encontro foi a secretária municipal de Cultura, Renata Weixter. "O nosso equipamento é considerado, atualmente, referência em âmbito nacional. E tanto Vila Velha como Cachoeiro visualizaram nosso espaço como modelo. E isso se dá, principalmente pelo sentimento de pertencimento da comunidade“, destaca.
O coordenador da Estação e morador da região, Roniel Silva diz que estar próximo a comunidade contribuiu para esse envolvimento. "Desde o início realizamos pequenas reuniões para incentivar os moradores a cuidar desse centro. Como não temos cerca e nem grade, as pessoas entenderam que a Estação é deles. E a participação é incrível. Toda comunidade se dispõe a ajudar e cuidar", conta Roniel.
Em Cachoeiro, a Estação está desativada e há a pretensão de voltar com o funcionamento. Já em Vila Velha, o objetivo é inaugurar o espaço.
O secretário de Cultura de Vila Velha, Alvarito Mendes Filho, atribuiu o sucesso da Estação Cidadania Cultura em Cariacica ao comprometimento da comunidade com o projeto. “A experiência em Cariacica traz como êxito o envolvimento da comunidade junto a gestão do equipamento, o que faz com que os moradores usem o espaço de uma forma sustentável”, conta.
Estação Cidadania Cultura Cariacica
Em Cariacica, a Estação possui três mil metros quadrados, e é destinada à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social.
O espaço abriga dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer, e conta com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros.
Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground e área de convivência (com mesas e bancos).