Por , postado em 11/09/2019
Até o final de setembro, Cariacica vai abrir as portas do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPS i) para atender crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, autistas e usuárias de substância psicoativa de modo prejudicial e abusiva.
O CAPS i funcionará na Rua Glauber Rocha, no bairro Rosa da Penha. Hoje o local está em obras de adequação.
Serão ofertados atendimentos individuais e coletivos para crianças, adolescentes e seus familiares, oficinas terapêuticas, práticas corporais e de expressão e reabilitação psicossocial. O público-alvo é de até 18 anos.
Para ser atendido no CAPS i, haverá dois caminhos. O jovem cidadão poderá ser encaminhado pelos serviços de saúde ou procurar diretamente ajuda no CAPS i, que funcionará no sistema porta aberta, em que o usuário é acolhido e são identificadas as suas demandas e necessidades.
Num primeiro momento, a equipe de atendimento será formada por enfermeiro, psicólogo, assistente social e médico. A previsão é de que a equipe aumente ao longo do funcionamento do CAPS i.
Serviço:
O que é
CAPS i – Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPS i).
Onde funcionará
Rua Glauber Rocha, bairro Rosa da Penha
Quando
A partir do final de setembro
Público-alvo
Crianças e jovens até 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes, autistas e usuárias de substância psicoativa de modo prejudicial e abusiva
O que vai ser oferecido
Atendimentos individuais e coletivos para crianças, adolescentes e seus familiares, oficinas terapêuticas, práticas corporais e de expressão e reabilitação psicossocial
Como ser atendido
O usuário pode ser encaminhado por algum serviço de saúde, como as unidades de saúde, para o CAPS i ou buscar diretamente ajuda no local.