Cariacica é inserida no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES)
Por Yvena Plotegher Pelisson, postado em 27/09/2019
Fotos Arte/PMC
As agroindústrias do Município, que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e que atendem aos critérios exigidos para inclusão no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES), agora podem comercializar seus produtos em todo o estado.
A medida, publicada conforme a Portaria n° 005, de 20 de setembro de 2019 do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - IDAF/ES, proporciona mais qualidade nos produtos provenientes da agropecuária. Durante o período de solicitação por meio do município, foram realizadas diversas adequações, como compra de equipamentos e auditorias técnicas, além de mudanças na legislação.
“Nós pedimos a adesão ao Susaf, em 2015. Isso foi possibilitado devido a toda nossa equipe, que vem trabalhando para essa adesão e dando assistência aos agropecuaristas durante este tempo”, declara o secretário de Agriculta e Pesca, Antônio Carlos Cesquim Diniz.
O que é o Susaf?
É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.
Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.
Além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos, ampliando a renda das famílias. Destaca-se ainda o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores e a prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal.
Texto: Yvena Plotegher
Jornalista responsável: Alcione Coutinho