Bolsa Família: confira o calendário de pesagem da segunda vigência 2019
Por Nayara Miranda, postado em 20/11/2019
Fotos Arte/PMC
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem ficar atentas ao cumprimento do cronograma de acompanhamento obrigatório do segundo semestre de 2019. Os beneficiários têm até o dia 31 de dezembro para comparecer às unidades de saúde.
Quem recebe o benefício do Bolsa Família deve cumprir os prazos determinados pelo programa a cada seis meses. Caso isso não aconteça, o benefício é bloqueado ou suspenso.
As famílias beneficiárias devem procurar a unidade mais próxima de sua residência, munidos dos documentos necessários. São eles: cartão de vacina, cartão de gestante (para as gestantes) e documento com foto.
O acompanhamento na saúde consiste no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento, realização do pré-natal e avaliação da cobertura vacinal.
Em Cariacica, para a segunda vigência de 2019, a quantidade de beneficiários do Programa Bolsa Família com perfil para acompanhamento de saúde é de 43.093 indivíduos. Destes, 13.512 são crianças.
Confira o calendário de acompanhamento
Critérios
A pesagem do Bolsa Família é realizada de segunda a sexta-feira em diversas unidades de saúde. Além das próprias unidades de saúde, a divulgação do calendário é feita constantemente nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e em unidades de ensino.
É necessário pesar toda a família, estar com a vacina em dia e, em caso de gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal. Caso o acompanhamento não ultrapasse 30% das famílias beneficiárias, o município deixa de receber o recurso federal, repassado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para investimentos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O recurso visa a melhoria no atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Para atender as exigências é simples: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, na Assistência Social, é preciso manter o cadastro atualizado a cada um ano e meio.
Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento de pré-natal pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Para que isso aconteça, é necessário apresentar os seguintes documentos: cartão do Bolsa família, cartão de vacina (para crianças de até 9 anos), cartão da gestante (para gestantes) e documento pessoal com foto do responsável familiar. Portanto, o beneficiário que ainda não cumpriu esse compromisso, deverá buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.