Pentacampeã do Carnaval capixaba, a Independente de Boa Vista, representante de Cariacica no Grupo Especial, vai levar a música capixaba para a avenida. A busca da sexta estrela fará uma grande reverência e homenagem aos artistas e bandas capixabas, do passado e do presente, que se destacam nos palcos do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Com o enredo "O voo da Águia anuncia: A festa é Boa pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia. A música capixaba celebrar!", a escola de Itaquari será a quarta a desfilar, no próximo sábado (15), na passarela do Sambão do Povo, em Vitória. ![](/static/imgs/post/332f74c19668ebe1c0a651915424d019.jpg)
"Será sem dúvida um carnaval especial e muito emocionante! Vamos homenagear nomes como Maurício de Oliveira, Natercia Lopes, Alemão do Forró, Mamíferos, Lula de Vitória, Carlos Papel, Amaro Lima, Manimal, Casaca, Macucos, a galera do festival Dia D, Xiru do Sul, Beto Kauê, Andréa Nery e Edson Papo Furado, entre outros. É um orgulho levar esses artistas para o Sambão do Povo",
comemorou Emerson Xumbrega, presidente e intérprete da Boa Vista. Entre os destaques, que são músicos, está confirmada a presença do pequeno Jeremias Reis, de 12 anos, campeão do The Voice Kids 2019, e que irá representar os futuros cantores.
Os compositores do samba são Sidney Myngal, Ciraninho de Castro, Emerson Xumbrega, Flavinho Bento e Bid do Cavaco. Quem comanda a bateria da Águia Furiosa é o Mestre Gustavo.
A rainha de bateria é Fabíola Monteiro. A rainha da diversidade é Amanda Drumond. O casal de mestre-sala e porta-bandeira são Bruno Simpatia e Vanessa Benittez. Já o carnavalesco é Robson Goulart que, na sua vasta carreira, já teve passagens em escolas de samba do Rio de Janeiro, como Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Ponte e a Inocentes de Belford Roxo.
Desfile
A Águia de Itaquari entra com 1500 componentes, divididos em 20 alas, e com quatro carros alegóricos e dois tripés.
Cada ala irá lembrar um ritmo típico capixaba ou um artista nascido no Espírito Santo. A comissão de frente
irá representar um programa de rádio, primeira vitrine de muitos cantores daqui. Os carros irão fazer referência a estilos marcantes da história da música. O carro abre-alas abordará a música clássica. Já o segundo carro será palco da bossa nova e do rock. Na terceira alegoria, o axé e o forró, muito consumidos por aqui, serão representados pelas presenças do cantor Beto Kauê e do Alemão do Forró.
Roberto Carlos, o maior dessas referências, será lembrado ao longo do desfile. Bem como Nara Leão, a musa da bossa nova. A Boa Vista também fará homenagem ao cantor e compositor Alexandre Lima, da banda Manimal, criadora do ritmo "rockongo" (mesclando rock e congo) e que adoeceu após sofrer um aneurisma em 2013 e teve que se afastar do cargo de secretário de Cultura de Vitória. Ele será representado por uma escultura.
Breve história
Fundada em 14 de outubro de 1975, a escola de samba de Cariacica nasceu como bloco e estava ligada ao time de futebol do bairro de Itaquari. Ela foi evoluindo, animando mais a comunidade e os bairros vizinhos e se tornou escola concorrendo no desfile do Carnaval de Vitória desde 1984.
A agremiação chega aos seus 45 anos conquistando cinco títulos. Os triunfos são de 2010, 2012, 2014, 2017 e 2019. No ano passado, a vitória veio numa homenagem aos 90 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Cante o samba:
Letra
"O voo da Águia anuncia: a festa é boa, pode chegar, ao som de uma linda sinfonia, a música capixaba celebrar".
Compositores: Sidney Myngal, Ciraninho de Castro, Emerson Xumbrega, Flavinho Bento e Bid do Cavaco. Intérprete: Emerson Xumbrega
A música faz emocionar
Sou capixaba o grande artista
A voz do povo vai ecoar
Canta Boa Vista
Voa nas ondas da rádio
Minha Águia voa
Baila no céu de notas musicais
O mestre dedilhando a viola
Fez escola na canção da paz
Mas olha...
Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
Da bossa nova vou a jovem guarda
Pra recordar filhos do nosso chão
Pelo som da correnteza acordes de rara beleza
Revelam uma nova geração
Água de benzer veio te chamar
Hoje é o dia D
Rock vai rolar
Viva Alex viva na avenida
O nosso congo bota pra “pocar”
Em versos
Cruzei o espaço
No tom da casaca
Orgulho pra nós
Puxa o fole sanfoneiro
Ninguém pode ficar só
Nessa noite de luar
E tome forró
Axé... Me agarrei no trio da folia
Reggae, rap, funk em união
Anjo preto,
O samba é oração!
Espírito Santo
Chegou nossa hora
Nem tudo que é bom vem de fora!