Comitê de Prevenção a Desastres Naturais recebe DNIT, Governo do Estado e Vereadores
Por Marlon Marques, postado em 02/03/2020
Fotos Claudio Postay
Em resposta às intensas chuvas registradas, com grande volume concentrado em poucas horas, o Comitê de Prevenção aos Desastres Naturais de Cariacica se reuniu na manhã desta segunda-feira (2), contando com as presenças do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e da vice-governadora Jaqueline Moraes. Na reunião, comandada pelo prefeito Juninho, o município apresentou as medidas emergenciais como limpeza dos bairros mais afetados, direcionando para retirada de móveis, entulhos e desobstrução das redes de drenagem.
As ações tiveram início assim que os primeiros registros foram tomados pela Defesa Civil, que permaneceu de plantão initerrúpto. Até às 18h de hoje, mais de 150 ocorrências haviam sido catalogadas entre alagamentos, quedas de barreiras, desmoronamentos e pequenos deslizamentos de terra. Os técnicos explicaram que a cidade presenciou uma situação atípica, sendo que em algumas áreas, houve precipitação de 143mm em cerca de duas horas. Tão logo a chuva cessou, o nível baixou novamente.
O prefeito Juninho apontou que o município não poderia dar todas as respostas visto que há vias onde a jurisdição impede e, por isso, a importância da presença dos entes estadual e federal. Ao Dnit, por exemplo, solicitou o desassoreamento, na BR-262, dos trechos em frente à entrada da Leste-Oeste, na altura da entrada de Itaquari e em frente à Estação Ferroviária Pedro Nolasco. O serviço ficou agendado para a terça-feira (3).
Já quanto ao Governo do Estado, a vice-governadora garantiu que todo auxílio será oferecido ao município. Inicialmente, solicitou que fosse pedida oficialmente a cessão de horas máquina, que servirão de apoio na limpeza das ruas e córregos afetados. "Estamos sensíveis aos pedidos do município. Sabemos que a quantidade de chuva concentrada na última noite foi acima do normal, mas temos que dar respostas rápidas às pessoas", comentou.
Juninho reiterou a importância do trabalho em conjunto. Ele lembrou que o Governo do Estado tem importantes obras na cidade, como a drenagem do quilômetro zero da Leste-Oeste, área que alagou de forma surpreendente, mas explicou que desde o dia anterior já havia obtido retorno do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) que haveria reavaliação do projeto. "Estamos trabalhando juntos nesses projetos. A cerca de quinze dias, por autorização do Governador, fomos informados que as obras da Rodovia José Sette serão retomadas, iniciando pela limpeza do rio Itanguá, serviço essencial para amenizar o impacto da chuva em vários bairros", informou o prefeito.