Prefeito Juninho convoca e iniciativa privada adere ao mutirão de limpeza

Entre operários e servidores das secretarias de saúde, assistência social e voluntários de outras secretarias, mais de duzentas pessoas se uniram ao mutirão de limpeza desta sexta-feira (6). A ação se trata de uma resposta aos impactos da chuva que gerou alagamento em vários pontos da cidade e só foi possível devido a solidariedade de alguns empresários, que puseram à disposição da Prefeitura maquinário e funcionários. A ajuda dobrou a capacidade de coleta e destinação do lixo acumulado. A ação continuará no sábado (7) das 7h às 17h.

O mutirão, convocado pelo prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, aconteceu no quinto dia de trabalho pós-chuva. No dias anteriores, mais de 400T de entulho, lixo e inservíveis já haviam sido recolhidos das ruas da cidade. O objetivo, segundo o prefeito, foi dar mais agilidade no atendimento à população vítima das chuvas, para o mais breve retorno à normalidade na vida das famílias.

"É um momento que a população está precisando da gente. Já tivemos chuva com acumulados maiores, mas desta vez foi localizado em em pouco tempo. Isso causou graves danos de infraestrutura na cidade e, principalmente, fez muitas famílias perderem tudo. Por isso conviquei empresários para contribuírem neste momento, e eles compareceram com maquinário, enquanto organizamos uma força-tarefa com servidores de várias secretarias. Dessa forma, nossa força de trabalho e capacidade de entrega pelo menos dobrou", analisou o prefeito Juninho.


O material coletado nas ruas, carregado pelos caminhões doados pelos emresários, está sendo colocado numa área pública próximo ao Parque O Cravo e a Rosa, entre os bairros Nova Brasília e Itacibá, como área de transbordo. Simultaneamente, maquinário da Prefeitura retira deste local para destinar no aterro sanitário que presta serviço ao município.


Voluntariado


Voluntariamente, onze empresários que se solidarizaram e atenderam a este chamado vão doar horas máquina, ou seja, maquinário com operador, para um dia de trabalho. Serão 8 caminhões caçamba (toco), quatro caminhões caçamba (truck), sete retroescavadeiras e três caminhões pipa.


A ação teve início às 7h desta sexta-feira (6), concentrando a saída do estacionamento da Secretaria de Serviços de Cariacica, bairro Sotema. Foram montadas 15 equipes, com 200 operários e 50 equipamentos entre caminhões, retroescavadeiras e pás carregadeiras. Os principais bairros atendidos foram Nova Brasília, Itanguá, Mata da Praia; outra aos bairros Mucuri, Piranema, Operário e Novo Horizonte.


Até o mutirão, apenas com maquinário próprio, a Prefeitura de Cariacica recolheu mais de 400T de lixo, entulho, móveis e inservíveis. A expectativa é que, somando os esforços, mais de 200T tenham sido recolhidas.


As empresas que atenderam ao chamado são a Rocco, Comer, Ponthual, Cavalcante, RR Costa, OS, Engevil, Trindade, Base Forte, VX e Fermaq. Todas estão doando horas máquina durante a sexta-feira (6).


Chuvas


A cidade de Cariacica sofreu com chuva forte e concentrada no início da semana, principalmente na noite de domingo (1), chegando a registrar 143mm de precipitação em cerca de duas horas. Desde a segunda-feira (2) pela manhã as equipes de serviços da cidade estão concentradas na limpeza dos bairros mais afetados, como Nova Brasília, Oriente, Mara da Praia, Campo Grande e Itanguá, entre outros.