Secretaria de Saúde adota medidas rigorosas contra o coronavírus
Por Marlon Marques, postado em 19/03/2020
Fotos Marketing/PMC
A Prefeitura de Cariacica tem enfrentado a pandemia do coronavírus (Covid-19) seguindo, como base, as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde. O rigor e rapidez nas decisões, para auxiliar as pessoas a diminuírem a circulação nas ruas, tem como objetivo reduzir o risco de infecção, principalmente dos mais suscetíveis a quadros graves, e por conseqüência superar o período agudo da crise rapidamente.
Isto é o que aponta a secretária municipal de Cariacica, Bernadete Coelho Xavier. Para ela, a Prefeitura está preparada para passar pelos estágios que a pandemia exigir. “O cenário que temos hoje no país, bem como aqui em Cariacica, aponta para que tenhamos novos casos. Em nossa cidade ainda não há confirmação de positivo, mas sabemos que chegará este momento. Por isso, tomamos medidas rigorosas com o objetivo de que o tempo enfrentando esta situação seja o menor possível”, afirma Bernadete.
A secretária explica, ainda, a importância dos profissionais da saúde neste momento. "Nossos profissionais estão empenhados em todas as frentes de trabalho para dar o melhor atendimento ao cidadão. Temos uma equipe extremamente comprometida com a Saúde do município e com a qualidade de vida dos nossos pacientes", destacou Bernadete.
De acordo com a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, até o momento, não há casos confirmados de coronavírus em Cariacica.
Neste período o município publicou os decretos nº 54, nº 55 e nº58 de 2020, do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, que direcionam diversas ações, de acordo com a evolução dos casos. Elas impuseram situação de emergência na cidade, suspenderam as aulas da rede municipal de educação por 15 dias e determinaram o funcionamento de repartições públicas em regime remoto, além de orientarem entidades e comércios a não funcionarem. Como proteção ao orçamento público ficou definido também contigenciamento de 15% para investimentos necessários na defesa sanitária da cidade.
Além destas soluções, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já toma outras providências, seja para atender a população sem que seja necessário o deslocamento, quanto para preparar a rede municipal de saúde no atendimento dos usuários necessitados. Criou um call center, abriu edital de contratação de profissionais da saúde e processo de compra emergencial de EPI, além de preparar estabelecimentos comerciais que permanecerem abertos.
Entenda as medidas:
Call Center: Lança o call center com servidores treinados da saúde para atender aos cidadãos que tiverem alguma dúvida, sem que precisem ir a uma das Unidades de Saúde. O telefone para contato é 3354-5635, que funcionará das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira.
Contratação de profissionais: já foi publicado edital de convocação nº 03/2020 e processo seletivo simpes nº 0002/2020 para contratação emergencial de profissionais da saúde, pelo tempo que durar o decreto de situação de emergência em saúde pública. As vagas são para técnico vacinador, técnico de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Validade das receitas: foi prorrogada, por meio da portaria da Semus nª 18, publicada no Diário Oficial de 19/03, a validade das receitas de medicação de uso contínuo pelo prazo de 60 dias.
EPI para servidores da saúde: autorizada a compra de material de segurança e EPI para os servidores da saúde. Hoje a Prefeitura conta com estes materiais em estoque, mas a compra é preventiva, com efeito ao não esgotamento durante a crise de pandemia.
Estabelecimentos comerciais: a Vigilância Sanitária Municipal visitará os centros comerciais com grande circulação de pessoas, como supermercados e padarias, orientado para a necessidade de disponibilização de dispensers com álcool gel, além de manterem o estabelecimento arejado.