Rede Municipal de Saúde recebe 200 protetores faciais produzidos pelo Ifes de Cariacica para enfrentamento ao coronavírus
Por Marlon Marques, postado em 08/04/2020
Fotos Claudio Postay
Numa iniciativa do Insituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com participação do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, a Prefeitura de Cariacica recebeu na tarde desta quarta-feira (8) 200 protetores faciais para uso dos profissionais da saúde. Este é o primeiro lote de um total de 900 unidades que serão produzidas e entregues gratuitamente à rede municipal de saúde.
Os protetores são feitos com revestimento de acetato e podem ser higienizados após o uso, para serem reutilizados. Ao todo são utilizadas seis impressoras 3D para produção dos equipamentos, fruto de uma parceria entre o Ifes Maker do Campus Cariacica e a Bottega Leonardo, espaço maker do colégio Leonardo Da Vinci. Participam da iniciativa 11 professores do Ifes e dois do centro educacional, além de um estudante do curso de Engenharia de Produção do Campus Cariacica.
A entrega foi realizada às 15h no gabinete do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, e contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela; do diretor-geral do Campus Cariacica, Lodovico Ortlieb; e do professor do Leonardo Da Vinci, Marcelo Moreto, além de outros servidores do campus que participam da iniciativa.
A Secretaria de Saúde direcionou de imediato o lote aos pronto atendimentos municipais. Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira este gesto é muito mais que um projeto de extensão da unidade, lembrando que o município tem 92% da população SUS-dependente.
"Somos muito gratos pelo gesto, porque demonstra preocupação com a manutenção das vidas e, principalmente, com aqueles que se expõem diariamente para a reabilitação da saúde das pessoas que acessam nossas unidades. No momento em que comprar esses materiais é extremamente difícil para o poder público, a atitude do Ifes é muito maior do que parece", afirmou Juninho.