Fiscalização ao comércio avança por todo o município
Por Tatiana Moura, postado em 08/06/2020
Fotos Claudio Postay
Entre os dias 03 e 08 de junho, a equipe de Fiscalização Integrada, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Saúde (Semus), realizou 184 fiscalizações ao comércio da cidade. Só no Shopping Moxuara, em São Francisco, foram visitadas 95 lojas.
As blitzes foram realizadas em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Nos dias 03 e 04, foram visitados os estabelecimentos dos bairros Vera Cruz e Itacibá, totalizando 29 fiscalizações e quatro notificações.
No dia 05, além do Shopping Moxuara, 23 comércios de Porto de Santana foram fiscalizados.
Já nesta segunda-feira (08), foram fiscalizados seis estabelecimentos no bairro São Francisco, um em Itapemirim e sete em Vila Palestina. Todos foram notificados para que informem a quantidade de clientes permitida no interior dos prédios, executem o controle do fluxo e abram em dias alternados, conforme estabelece o decreto estadual.
Bares
Na noite do dia 05, 23 bares dos bairros Nova Rosa da Penha I e II, Cariacica Sede, Nova Esperança e Morrinhos foram fiscalizados. Treze estabelecimentos foram notificados e não foram aplicadas multas.
Decretos
As fiscalizações têm como objetivo fazer valer os decretos estaduais que restringem o funcionamento do comércio e preveem a adoção de medidas de higiene para conter o avanço da Covid-19.
Os estabelecimentos que forem flagrados funcionando de forma irregular estão sujeitos à multa no valor de R$ 1.748,06 e cassação do alvará de funcionamento.
A população pode ajudar fazendo denúncias de aglomerações pela Ouvidoria 162, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e pelo 0800 283 9255, de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 6h e aos finais de semana 24 horas.
Além do trabalho das equipes da Fiscalização Integrada, a Prefeitura de Cariacica também está utilizando carros de som e faixas para solicitar aos cidadãos que não saiam de casa. Os carros de som estão percorrendo todos os bairros da cidade com uma mensagem pedindo que as pessoas evitem espaços com aglomerações, já as faixas, foram colocadas em áreas públicas com grande concentração de pessoas.