Sexta Cultural com conhecimento e inclusão na Emef Antero José
Por Marketing, postado em 25/10/2013
![Quinzenalmente alunos da emef Antero José promovem atividade cultural envolvendo a inclusão entre todosQuinzenalmente alunos da emef Antero José promovem atividade cultural envolvendo a inclusão entre todosQuinzenalmente alunos da emef Antero José promovem atividade cultural envolvendo a inclusão entre todos.FOTO: Divulgação](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/07/sexta.jpg)
Quinzenalmente alunos da emef Antero José promovem atividade cultural envolvendo a inclusão entre todos.FOTO: Divulgação
Nesta sexta-feira (25), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, do bairro Vale dos Reis, tiveram um dia diferente. Além de comemorar a “Sexta Cultural”, evento que acontece quinzenalmente, com muita música, dança, jogral, apresentação de teatro e poema, eles conheceram de perto todo o trabalho desenvolvido na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são oferecidas aulas para 12 crianças com deficiência intelectual.
Apesar do espaço ter sido inaugurado há mais de um ano, muitos na Emef não sabiam como as aulas eram ministradas. Para cada aluno é preparado um cronograma de aprendizado de acordo com seu respectivo nível individual. A responsável por desenvolver esse trabalho na sala de recursos é a professora Sueli Moreira da Silva Faria. Ela e a equipe pedagógica acompanharam a visita das turmas com propósito de promover a inclusão e respeito pelas diferenças. “Deixamos os estudantes à vontade para tocar e conhecer o material e todo o espaço. Além disso, tivemos uma conversa orientando para que os mesmos ajudem ainda mais no processo de inclusão desses colegas com necessidades especiais”, reforçou.
A escola Antero José foi projetada para atender, também, a alunos com necessidades especiais. A estrutura conta com uma rampa, banheiros adaptados e elevador. Ao todo, a Secretaria de Educação (Seme) trabalha com 31 professores para o atendimento especial, distribuídos em 21 escolas municipais. Também é realizada, mensalmente, uma formação continuada para estes profissionais na Seme. Além da capacitação, todos participam de seminários, palestras e mantêm contato com outros municípios para troca de experiências.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira