Operação da Prefeitura de Cariacica e Polícia Civil apreende uma tonelada e meia de fios e cabos de energia roubados
Por Heberton Silva, postado em 19/05/2021
Fotos Divulgação/Semdec
Pelo menos uma tonelada e meia de fios e cabos de energia foram recuperados nesta segunda-feira (17), por meio da operação Metais Pesados, realizada pela Prefeitura de Cariacica, Superintendência de Inteligência e Articulação e 17º Distrito Policial (DP) de Jardim América. Foram abordados sete comércios de ferros-velhos e de materiais recicláveis. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) em coletiva no Palácio Municipal.
Sete estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois em Campo Grande e o restante em Jardim América, Maracanã, Santana, Porto de Santana e Rio Marinho. Desses, quatro apresentaram irregularidades com relação à origem dos materiais.
Além dos cabos, também foram recuperados 11 trilhos de trem de uma empresa particular do município. A ação resultou ainda na condução de três pessoas e na autuação de duas pessoas por receptação. De acordo com estimativas, o prejuízo é calculado em R$ 500 mil.
Integração
As operações integradas de fiscalização nos ferros-velhos vêm acontecendo desde o início do ano, com um total de mais de 4 toneladas de materiais furtados apreendidos. "Desde que criamos a Superintendência de Inteligência e Articulação, no início da nossa gestão, temos visto bons resultados no combate a esse tipo de crime na nossa cidade. O prejuízo é enorme à sociedade. Vamos continuar realizando as ações integradas. Não vamos mais tolerar essas ações criminosas aqui em Cariacica", declarou o prefeito Euclério Sampaio.
As ações integradas de fiscalização reúnem, além da equipe da Superintendência de Inteligência e Articulação, equipes de Posturas do município, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“O furto desse material só ocorre em razão da existência de algumas empresas do ramo de reciclagem que insistem em obter lucros, adquirindo produto de crime. Tais empresas são as verdadeiras fomentadoras dos constantes furtos ocorridos e responsáveis diretas por prejudicar a população”, afirmou o delegado titular do 17º Distrito Policial, Henrique Vidigal.
Balanço da operação Metais Pesados
- Sete estabelecimentos fiscalizados
- Quatro estabelecimentos apresentaram irregularidades
- Um estabelecimentos fechado
- Três pessoas conduzidas
- Duas pessoas autuadas em flagrante pelo crime de receptação
- Apreendida 1 tonelada e meia de fios e cabos diversos
- Apreendidos 11 trilhos de linha férrea de empresa privada
- Prejuízo estimado em R$ 500 mil
Outras operações
Desde o início da gestão, com a criação da Superintendência de Inteligência e Articulação, já foram fiscalizados 12 ferros-velhos, sendo que quatro foram fechados, e oito pessoas conduzidas para a delegacia, sendo cinco autuadas por receptação. Nesse período também foram apreendidas mais de 4 toneladas de materiais, entre trilhos de trem, fios e cabos diversos, carrinhos de supermercados, grelhas, tampas de bueiro e até guard-rails de ponte.