Doação do Leite Humano: Semus estimula doações de potes de vidro
Por Lívia Albernaz, postado em 19/05/2021
Fotos Agência Brasil
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, e é uma iniciativa para a promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite. Por conta disso a Secretaria de Saúde Cariacica (Semus) está incentivando às lactantes a doarem frascos de vidro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Os potes doados serão entregues ao banco de leite da Santa Casa de Misericórdia, que é o principal local de recolhimento de leite humano. Devem ser potes de vidro, com tampa plástica.
Amamentação
O leite humano traz todos os benefícios e nutrientes que um recém-nascido precisa para crescer de forma saudável. Ele contém teores adequados de proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Esse alimento é facilmente digerido pelo intestino do bebê, o que favorece uma adequada absorção de nutrientes e o aumento da frequência das mamadas, trazendo mais calorias e alimento para o bebê.
Como ser doadora de leite?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Não há um volume mínimo para doação. Com a pandemia da Covid-19, o estoque dos Bancos de Leite caiu, ficando abaixo da média que era captada antes da pandemia. Tudo é feito sem sair de casa! Basta fazer o cadastro de doadora por telefone 3335-7515
Importante
O Banco de Leite Humano segue o manual de boas práticas, preza pela biossegurança e, com a pandemia, intensificou as orientações de higiene, distanciamento físico e triagem da doadora e familiares referente aos sintomas da Covid-19. A distribuição de leite humano pasteurizado segue critérios de prioridade, de acordo com o quadro clínico do recém-nascido e o estoque de leite humano.