Cemitérios de Cariacica são pulverizados com inseticida para combater dengue, zika e chikungunya

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chukungunya, a Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle Animal  da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou a pulverização com inseticida nos oito cemitérios públicos de Cariacica.


Os cemitérios também formam um clima propício e ideal para a reprodução do mosquito, principalmente, pelo acúmulo de água provenientes das mangueiras de irrigação e das chuvas que podem ficar represadas em vasos, fendas, entre outros locais. 


Foram feitas visitas técnicas em todos os cemitérios entre os dias 10 e 12 de maio: Pedro Fontes, no bairro Padre Matias; Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha; Santo Agostinho, em Aparecida; São João Batista, em Cariacica-Sede; Santo Antônio, em Novo Brasil; São José, em Alto Lage; São Jorge, em Oriente; e São Pedro, no bairro Santo André.


A Semus definiu que a pulverização nos cemitérios acontecerá na segunda semana de todo mês. O cronograma de aplicação do inseticida segue os critérios epidemiológicos.


Fumacê


Além da aplicação de inseticida em cemitérios, a Semus também possui o serviço de carro fumacê, que circula pelas ruas de Cariacica com o mesmo objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Até a próxima sexta (21) o fumacê passa por 38 bairros: Vila Palestina, Campo Grande, São Geraldo I, Cruzeiro do Sul, Morada de Santa Fé, Rosa da Penha, São Benedito, Itapemirim, São Geraldo II, Maracanã, Vila Isabel, Valparaíso, Vista Mar, Bandeirantes, Bela Aurora, Sotelândia, Boa Sorte, Vale Esperança, São Conrado, Santa Bárbara, Campina Grande, Tiradentes, Parque Gramado, Campo Novo, Jardim Campo Grande, Padre Gabriel, Jardim dos Palmares, Alzira Ramos, Jardim de Alah, Rio Marinho, Nelson Ramos, Caçaroca, Vista Linda, Jardim Botânico, Liberdade, Castelo Branco, Bela Vista e Santa Paula.