Trabalhadores da Saúde recebem terapias de medicina oriental
Por Joviana Venturini, postado em 20/05/2021
Fotos Divulgação
Neste mês de maio os profissionais da Saúde de Cariacica, tão solicitados nesta época de pandemia, estão recebendo um serviço especial. Eles estão sendo submetidos a terapias com o objetivo de tratar não apenas o lado físico, mas também a parte emocional.
São as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), que são recursos que buscam a recuperação e prevenção de doenças, focados no autocuidado, como auriculoterapia, moxabustão e reiki. Os métodos são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
Vanessa Alvarenga Crispim, referência técnica da área de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) e responsável pelas PICS, explica que o projeto começou a ser implementado em setembro do ano passado nos munícipes que passavam por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento, aconteceram cerca de 150 atendimentos aos pacientes.
Já o trabalho com trabalhadores da saúde está acontecendo neste mês de maio, com rodízio nas UBSs, e foi motivado pela sobrecarga trazida pela Pandemia a esses profissionais, muitos deles apresentando sinais de ansiedade/depressão e até casos de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes e obesidade.
“O retorno tem sido positivo. As pessoas relataram crises de ansiedade, estresse, demonstram que estão precisando do cuidado. Muitas vezes, o profissional não consegue parar para identificar ou perceber esses sentimentos”, acrescenta Vanessa Alvarenga.
O projeto de implementação das PICS foi apresentado no INOVES (Premiação estadual para práticas inovadoras) e ganhou um certificado de qualificação.
Atendimento
Para o público em geral, as PICS começaram efetivamente a ser oferecidas em setembro. Antes, foi feito um mapeamento dos profissionais da rede, para identificar os profissionais com formação nas práticas. O médico Moisés Rojas executa as terapias de moxabustão e auriculoterapia; e a enfermeira Jéssica Pinheiro Follador de Assis e a dentista Lorrayne Lopes Sisquini executa o reiki.
Hoje, no município, as Práticas Integrativas Complementares em Saúde são ofertadas durante os atendimentos dos profissionais nas seguintes unidades:
UBS Santa Luzia: Auriculoterapia, com prioridade para o cuidado com gestantes (ansiedade e hiperemese gravídica).
UBS de Nova Canaã: Auriculoterapia e moxabustão
UBS de Santa Fé: Reiki
Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRIST): Auriculoterapia e Ventosaterapia para o público atendido no local e profissionais que trabalham lá
O que são as terapias?
Moxabustão: A terapia consiste no aquecimento dos pontos de acupuntura por meio da queima de moxa. A moxa é um artefato produzido com uma porção da erva Artemisia sinensis macerada, podendo apresentar-se sob forma de bastão, cones de tamanhos diversos ou pequenos cilindros, que serão utilizados no procedimento da moxabustão.
Auriculoterapia: É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo.
Reiki: É uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta (ou mestre reikiano) estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.
Ventosaterapia: É um tipo de tratamento natural, no qual são criados vácuos por sucção da pele (por meio de ventosas).