Dia do Servidor Público: dois veteranos contam suas experiências
Por Marketing, postado em 25/10/2013
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Maria Beatriz é funcionária da prefeitura há 43 anos. Ela é conhecida pela alegria e pelo seu comprometimento com o serviço..FOTO: Semco/Claudio Postay
Eles atendem e servem à sociedade e no desempenhar do seu trabalho garantem ao cidadão o acesso universal à educação, à saúde, à segurança, entre outros. O servidor público é o canal para a execução desses serviços. E para recordar a importância deste profissional que visa o bem estar do cidadão, na próxima segunda-feira, dia 28, comemora-se o Dia do Servidor Público. A data foi instituída como o Dia do Servidor Público em 1937, no governo de Getúlio Vargas.
Atualmente, a Prefeitura Municipal de Cariacica conta com a dedicação de 7500 servidores entre celetistas, estatutários, comissionados, estagiários e os veiculados por contrato de designação temporária. Para contar sobre os desafios destes profissionais, a reportagem conversou com dois colaboradores que fazem história. Eles se destacam, de acordo com seus colegas, pela sua dedicação e alto astral no trabalho. São eles a agente administrativa da Secretaria de Finanças (Semfi), Maria Beatriz Santos Silva, e o técnico da Secretaria de Planejamento (Semplan), Josenito Daniel Lemos, ambos com mais de 40 anos de trabalho no município.
Ela tem o bom humor como regra
Maria Beatriz Santos Silva, ou Bia como é mais conhecida, indicou alguns requisitos importantes para garantir a eficiência no atendimento ao público. “O bom humor é o segredo para manter um relacionamento saudável no ambiente de trabalho e atender bem o cidadão. Ter humildade também é importante”, revelou.
Ela é conhecida pela alegria e pelo seu comprometimento com o serviço. Nunca faltou sequer um dia nesses 43 anos de serviço público. “Eu acredito que é uma questão de responsabilidade. Quando você se propõe a trabalhar deve compreender que é uma prestação de serviço à população. A nossa ausência vai prejudicar a equipe de trabalho e comprometer o atendimento. Se estou com dor de cabeça tomo um analgésico e venho trabalhar”, explicou.
Para a agente são muitos os desafios encontrados no serviço público, mas o principal é a adaptação. “Importante é adaptar-se aos cidadãos que solicitam os serviços e não querer que eles se adequem a nós, afinal, são eles que pagam o nosso salário. Temos que tratá-los bem, mesmo quando o nosso dia não está bem. Este é um desafio constante no atendimento”, avaliou.
O serviço público foi o seu único emprego. Ela iniciou atuando na Secretaria de Educação (Seme) como oficial administrativo e secretária de gabinete. Depois, foi para a Secretaria de Finanças (Semfi), onde atuou no atendimento ao público. Também esteve na extinta Secretaria de Tributação. Atualmente, está no Núcleo de Apoio Administrativo, Orçamentário e Financeiro (Naof) da Semfi.
Ele aconselha dedicação ao que faz
Josenito Daniel Lemos, técnico da Secretaria de Planejamento (Semplan), guarda na memória os desafios e as transformações do município. Há 42 anos ele está ativo na Prefeitura e acompanhou, inclusive, as mudanças de endereço do próprio Palácio Municipal. No início, o endereço era em Cariacica Sede. Posteriormente, foi para Campo Grande, acompanhando o desenvolvimento da cidade. “Viver estas transformações históricas foi enriquecedor para mim”, considerou.
Lemos já foi fiscal de obras na Secretaria de Obras (Semob). Depois, graduado em Economia, foi nomeado para trabalhar na Semfi. Passou para a Semplan. Em 2007, foi gerente do Fundo Municipal de Saúde e, neste ano, retornou à Secretaria de Planejamento. Também foi presidente da comissão de orçamentos em várias oportunidades. Para isso, precisou dedicar-se. “Se eu me limitasse na graduação em Economia, dificilmente eu conseguiria vencer os desafios. Por isso, precisei fazer especialização em orçamento público”, explica.
Para ser um bom profissional, Lemos aponta que é necessária dedicação. “Primeiro é necessário assumir a profissão, dedicar-se e especializar-se em uma área onde poderá ser útil ao serviço à população, pois trabalhamos aqui em prol dos cidadãos”, aconselha. Ele se sente realizado porque sempre buscou exercer as suas funções com dedicação. “Sinto-me feliz porque a realização não é só acumular bens materiais mas é, ao me aposentar, ter a consciência que eu fui muito útil e a confiança que desempenhei o verdadeiro papel de servidor público, trabalhando em prol da população”, reforça.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira