Mês de conscientização e luta contra hepatites virais: UBS de Campo Verde faz ação nesta quinta (22)

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) vai realizar uma ação na Unidade Básica de Saúde de Campo Verde, às 9 horas, aberta ao público. 


A finalidade é conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento. O evento contará com palestra, orientação nutricional e testes rápidos da doença. 


“Julho é o mês reservado para orientar a população sobre as doenças que podem causar cirrose hepática e câncer no fígado. Daí a importância do diagnóstico precoce para início de tratamento, que está disponível para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Claudia Fernanda Carvalho, enfermeira responsável pela  Área Técnica em IST/AIDS.


Todas as 29 unidades básicas do município ofertam testes das hepatites B e C e caso haja resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento.


Sobre a doença


As hepatites B e C são doenças silenciosas e potencialmente graves. A hepatite C é a principal causa de transplante de fígado no país. O transplante é indicado para pacientes com cirrose e diminuição severa de funcionamento do fígado. 


Programação